WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/11/2016 - Capacitação marca Dia Nacional de Combate à Tuberculose

A Secretaria de Saúde vai promover, nesta semana, uma capacitação dos agentes comunitários de saúde voltada às ações de controle da tuberculose no município. As aulas vão acontecer nos dias 16, 17 e 18 de novembro, das 8h às 11h, no Centro de Educação em Saúde (CES) localizado na sede da secretaria. A capacitação marca as comemorações do Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado em 17 de novembro.

“Nós vamos fazer uma reflexão dos dados em Uberaba, falar sobre a busca ativa e repassar a importância do papel dos agentes comunitários na identificação das pessoas sintomáticas”, explica a referência técnica do programa municipal de controle da doença, Patrícia Borges Dias Alexandre. Ela destaca que o agente comunitário está em contato permanente com a população e deve desenvolver um olhar para a tuberculose. “Eles recebem orientações de como abordar e encaminhar a pessoa com tosse, considerado o sintomático respiratório, para ser avaliada em uma unidade de saúde”, completa.

A capacitação vai ser dividida entre os profissionais dos três distritos, que abrangem as regiões do Abadia, Boa Vista e Mercês. O trabalho é desenvolvido dentro da estratégia do Ministério da Saúde. Além dos três dias de capacitação, as unidades de saúde também desenvolverão atividades alusivas ao controle da tuberculose neste mês. Cada unidade promoverá uma ação educativa junto à população.
 
Doença - A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a cada ano são notificados aproximadamente 70 mil casos novos no país e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. Em Uberaba foram notificados 94 casos em 2015 e 60 confirmações da doença em 2016 até o momento.
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar