WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

10/11/2016 - Comovec é reativada e eventos irregulares terão fiscalização mais rígida

Reunião realizada nesta quarta-feira (09), na Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes reativou a Comovec que é a Comissão de Monitoramento em Eventos Esportivos e Culturais que tem por objetivo, minimizar situações diversas que acontece em alguns eventos.


Com a presença de representantes da Prefeitura, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fundação Cultural, Consultores de Segurança, Fundação do Esporte e Lazer e organizadores de eventos, a reunião deliberou quanto a diversas ações que visam dar mais segurança nos eventos.


Conforme explica o Tenente da Polícia Militar, Vagner Morais, a reunião tratou de aspectos legais para serem observados na realização de todo evento em Uberaba. “Não raras vezes, verifica-se que a segurança das pessoas fica em risco, em virtude da inobservância dos próprios organizadores. Desta feita, os órgãos de defesa social se reuniram onde definiram que a fiscalização será intensificada, bem como será instituído um protocolo de atendimento para realização dos pedidos de alvará para realização de eventos”, explica.


Foi decido pela realização de uma fiscalização antecipada das chácaras irregulares que anunciam aluguel para festas. “Se a casa está irregular, o evento está irregular, o que compromete a segurança das pessoas que irão participar do evento. Quando a acomodação não tem a estrutura que a legislação exige para sediar um evento, ela não está dentro das normas de segurança, a começar quando não oferecem câmeras e detectores de metais”, destaca o secretário da Sedest, Wellington Cardoso.


Cardoso aponta que a gama de eventos irregulares que chegam ao conhecimento da secretaria é muito grande, porém ocorre depois de sua realização. “Nossa intenção é de retomar os trabalhos da comissão, antecipar essas ocorrências e em conjunto trabalhar para que se tenha um desenvolvimento mais seguro”, ressalta.


Inicialmente serão fiscalizadas as casas anunciadas como casa de evento, para que elas se regularizem, correndo o risco de serem fechadas. O secretário enfatiza que o único objetivo da Comovec é de promover a segurança das pessoas que estão nas festas.


O capitão do Corpo de Bombeiros, Josias Soares de Freitas Junior, reforçou que é preciso minimizar as situações de risco, para que no decorrer do evento não se tenha ocorrências graves, que a própria demanda de quantidade de público pode gerar. “Nosso objetivo maior será de monitorar e fiscalizar, para que esse seja um momento tranquilo e seguro para a população que está participando da festa”, pondera Josias.


Outro ponto abordado na reunião foi à realização do Axé Uberaba e da Meia Maratona que ocorrem simultaneamente. A corrida está marcada para o período da manhã em um trecho que iria coincidir com o horário em que as pessoas do Axé estariam deixando o evento.


O secretário de Trânsito justifica que, como parte do trajeto anteriormente estipulado, sem a participação da Secretaria, previa o fechamento de um trecho da Avenida Leopoldino de Oliveira, coincidiria com locais de saída do Axé Uberaba, e trechos em obras, por isso, os organizadores deverão apresentar um novo trajeto que garanta uma maior segurança às pessoas que participarão da corrida.


“A realização da meia maratona contará com o apoio da secretaria para a definição do novo percurso. É bom aproveitar a oportunidade para dizer a todas as pessoas que, qualquer evento que ocupe o espaço público, seja praça, seja rua, tem de entrar com pedido junto à prefeitura com até 30 dias de antecedência para saber se haverá a liberação do espaço. Uma vez que podem existir outras interferências que venham se chocar com a realização do espaço”, aponta Cardoso.


Vale lembrar que, por lei a pessoa só pode programar e divulgar o evento depois da autorização da prefeitura de que ela está autorizada a usar o espaço público. Uma coisa que, segundo o secretário, não está acontecendo.


O presidente da Fundação de Esporte e Lazer, Luis Alberto Medina, destacou que os eventos em Uberaba estão crescendo muito e foi aberto um leque grande de realizações esportivas na cidade. “Devemos começar a implantar, a partir de 2017, ações importantes para melhorar nossa infraestrutura, bem como passar a adotar atitudes importantes na questão da segurança e legalização desses eventos para aprimorar ainda mais a promoção do esporte, que tem sido muito procurado pela população”, ponderou Medina.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar