WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/11/2016 - Dia D da campanha Novembro Azul acontece neste sábado

Várias ações de saúde serão oferecidas na URS São Cristóvão. Vagas para o exame PSA já foram preenchidas para a data.
 
A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (05) o Dia D da campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Várias ações de saúde serão oferecidas das 7h às 12h, na URS São Cristóvão. Entre elas estão orientações sobre segurança do trabalho, programa de combate ao tabagismo, informações sobre dengue, zika vírus e chikungunya, distribuição de preservativos e orientações sobre as DST´s, planejamento familiar, ações de saúde bucal, sessão de massagem, adipometria, tipagem sanguínea, entre outras. Além disso, 600 homens já estão pré-agendados para realizar o exame de PSA no local e também fazer a marcação de consulta com urologista.


“Não temos mais vagas para realização dos exames no Dia D. Quem procurar as unidades será agendado para outras datas”, explica a diretora de Atenção Especializada, Daniela Nogueira Andrade Cunha Abdanur. O evento tem a parceria do Hospital Dr. Hélio Angotti, Uniube, Sesc e Facthus.


A campanha Novembro Azul é voltada para os homens a partir de 45 anos. Eles poderão consultar com um urologista e fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para fazer o agendamento, o homem deve comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando o cartão do SUS e documento de identificação. Caso ele não possa ir, alguém da família pode fazer o agendamento por ele, levando os documentos.


“Esta prevenção está disponível o ano todo na rede pública de saúde. Os homens que não comparecerem em novembro, podem buscar as unidades em outro período para o agendamento do exame e consulta”, finaliza Abdanur.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar