WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/10/2016 - Campanha Outubro Rosa terá Dia D no CAISM

Unidade vai oferecer programação diversificada neste sábado
 
A campanha Outubro Rosa, que acontece durante todo este mês nas unidades de saúde, terá o seu Dia D neste sábado (15) na sede do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (CAISM) das 8h às 16h30. O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, comenta que a data facilita para aquelas mulheres que não podem comparecer em uma unidade durante a semana. A campanha promove a conscientização da população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.


A gerente Beatriz Alves Ferreira explica que o evento no CAISM tem o objetivo de intensificar as coletas de exame colpocitológico, promover ações educativas ressaltando a importância do autoexame e da mamografia, além de proporcionar atividades que elevem a autoestima das mulheres. A abertura será às 8h com a apresentação dos serviços oferecidos na unidade. Das 8h30 às 12h vão acontecer ações na sala de espera com abordagem dos temas planejamento familiar, métodos contraceptivos, violência, detecção e rastreamento do câncer de mama, entre outras, além de coleta de exame colpocitológico.


A programação continua no período da tarde com atividades voltadas ao bem-estar como massagem, maquiagem, técnicas de relaxamento e alongamento em parceria com o Cerest e Senac, das 12h30 às 13h30. Após este horário, as ações voltam a acontecer na sala de espera com palestras, coleta de exame colpocitológico e orientações para a detecção e rastreamento do câncer de mama. O evento termina com o “Café com prosa de mulher”, das 16h às 16h30. O CAISM fica na avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160, no Parque do Mirante.


Números - O Instituto Nacional de Câncer (INCA) tem uma estimativa de que em 2016 o Brasil registre 57.960 novos casos de câncer de mama e 16.340 de câncer de colo de útero. Em 2015 foram realizadas na rede pública de saúde em Uberaba 7.966 mamografias, e neste ano 3.800 até o mês de julho. Em relação aos exames de papanicolau foram feitos 22.313 em 2015 e 13.075 até julho deste ano.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar