WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/10/2016 - Campanha Outubro Rosa continua com ações nas unidades e Dia D na próxima semana

A campanha Outubro Rosa continua nas unidades de saúde, com o objetivo de promover a conscientização da população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao longo do mês cada unidade está realizando ações em datas específicas, que incluem palestras, orientações e atividades de bem-estar, além dos exames clínicos, papanicolau e agendamento de mamografias que acontecem todos os dias das 8h às 17h.

“No caso da mamografia, todas as mulheres com faixa etária acima de 40 anos devem procurar a unidade mais próxima para receber as orientações, fazer a consulta clínica e o pedido do exame, quando for o caso. É importante a participação, mesmo que a mulher não apresente nenhum tipo de sintoma”, explica a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Jardim. As mamografias agendadas são realizadas no Hospital Dr. Hélio Angotti.

Em 2015 foram realizadas na rede pública de saúde em Uberaba 7.966 mamografias, e neste ano 3.800 até o mês de julho. Em relação aos exames de papanicolau foram feitos 22.313 em 2015 e 13.075 até julho deste ano.

Programação – A agenda da próxima semana começa na terça-feira (11) com palestras educativas, distribuição de preservativos, exames clínicos e outras ações com a equipe da Estratégia de Saúde da Família Planalto, a partir das 7h na Casa da Sopa Adolf Fritz. Também neste dia a USF Edison Reis Lopes, no bairro São Cristóvão, promove palestra sobre a importância dos exames de mamografia e papanicolau com a participação de pacientes, a partir das 7h30.

Na quinta-feira (dia 13) a USF Palmira Conceição Resende, no bairro rural Santa Rosa, promove palestra e agendamento de exames a partir das 9h; a USF Edison Reis Lopes, no São Cristóvão, realiza exposição de trabalhos manuais, exames de papanicolau e testemunho de pacientes, a partir das 8h30; e a UMS Álvaro Guaritá, no bairro Valim de Melo, promove palestra sobre autoestima, prevenção de câncer de mama e colo de útero, alongamento, serviços de manicure e corte de cabelo, a partir das 7h. Na sexta-feira (14) a equipe da Estratégia de Saúde da Família Maria de Oliveira promove palestra, orientações para a realização de exames, aferição de pressão, entre outras atividades, a partir das 13h30 no Salão Nossa Senhora do Rosário, no bairro Uberaba I.


No dia 15 de outubro (sábado) acontece o Dia D da campanha no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher – CAISM. Das 8h às 16h30 serão oferecidas ações na sala de espera (planejamento familiar, métodos contraceptivos, violência, detecção e rastreamento do câncer de mama, entre outras), coleta de exame colpocitológico, atividades voltadas ao bem-estar (massagem, maquiagem, técnicas de relaxamento e alongamento) e café com prosa de mulher.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS  

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar