WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/10/2016 - Campanha Outubro Rosa começa nas unidades de saúde

A campanha Outubro Rosa começou nesta segunda-feira (03) na rede municipal de saúde e promove a conscientização da população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Todas as unidades estão preparadas para receber as mulheres. A programação é extensa, com palestras, exames clínicos, realização de papanicolau e agendamento de mamografia, orientações, atividades de bem-estar, entre outras”, explica a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Jardim, lembrando que o mês todo será dedicado às ações preventivas.

De acordo com a diretora, um dos objetivos do Outubro Rosa é diminuir a incidência de novos casos de câncer de mama no Brasil. Para 2016, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que o país registre 57.960 novos casos de câncer de mama e 16.340 de câncer de colo de útero. “São números alarmantes e que trazem grande preocupação, já que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. É importante salientar que a prevenção e o diagnóstico precoce são primordiais. Quando a doença é descoberta no início a chance de cura é maior e o tratamento menos invasivo”, destaca.

No Outubro Rosa as mulheres podem procurar as unidades de saúde para participar das ações preventivas e realização do papanicolau. No caso das mamografias, o agendamento será feito para a faixa etária da campanha, de 50 a 69 anos, e os exames serão realizados no Hospital Dr. Hélio Angotti. A referência técnica do programa Saúde da Mulher, Fernanda Araújo de Paula Delfino, explica que as mulheres que estão fora da faixa etária serão avaliadas na unidade e encaminhadas para consulta com especialista, se for o caso, que vai analisar a necessidade da mamografia. “Em casos de sintomas suspeitos a paciente é encaminhada diretamente para o exame”, comenta.

Em 2015 foram realizadas na rede pública de saúde em Uberaba 7.966 mamografias, e neste ano 3.800 até o mês de julho. Em relação aos exames de papanicolau foram feitos 22.313 em 2015 e 13.075 até julho deste ano.
 
Programação – Na primeira semana da campanha Outubro Rosa, na segunda-feira (03) a UBS Dona Aparecida Conceição Ferreira, no Parque São Geraldo, promoveu palestras pela manhã. Na terça-feira (04) a Clínica da Família também vai oferecer orientações a partir das 7h. Na quarta-feira (05), no Cemea Abadia, haverá atividades relacionadas ao tema “Saúde da Mulher” a partir das 7h. Na quinta-feira (06) as atividades acontecem na UBS Roberto Árabe Abdanur, no bairro Mercês, a partir das 18h, com palestras, exames de papanicolau, agendamentos de mamografia e ginástica orientada. A programação segue nas unidades até o final do mês.


No dia 15 de outubro (sábado) acontece o Dia D da campanha no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher – CAISM. Das 8h às 16h30 serão oferecidas ações na sala de espera (planejamento familiar, métodos contraceptivos, violência, detecção e rastreamento do câncer de mama, entre outras), coleta de exame colpocitológico, atividades voltadas ao bem-estar (massagem, maquiagem, técnicas de relaxamento e alongamento) e café com prosa de mulher. Além disso, a Prefeitura de Uberaba será parceira na mobilização promovida pelo Instituto Avon no dia 22 de outubro, das 8h às 12h, no Parque das Acácias, e que inclui uma caminhada solidária. As secretarias municipais de Saúde, Educação e Esporte e Lazer vão oferecer diversas atividades no local.
 

Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar