WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/09/2016 - Prefeitura lança Cartão Municipal da Saúde

Cartão complementa o sistema do prontuário eletrônico e vai facilitar o acesso aos serviços municipais de saúde
 
A Prefeitura de Uberaba apresentou nesta terça-feira (27) o Cartão Municipal de Saúde. Desenvolvido em parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e a Secretaria Municipal de Saúde, o “Cartão & Saúde” será um documento complementar para o acesso aos serviços municipais da área e começa a funcionar em fase piloto em três unidades (CAISM e nas Unidades Regionais de Saúde Boa Vista e São Cristóvão) a partir de segunda-feira (dia 03). O sistema é a segunda etapa de implantação do prontuário eletrônico, que já está instalado nas 37 unidades de saúde do município desde o final de julho.


O presidente da Codiub, José Renato Gomes, agradeceu à equipe que se dedicou ao desenvolvimento do sistema e ao trabalho conjunto realizado com a Secretaria de Saúde. “Esta mão de obra é de Uberaba”, destacou. Ele ressaltou que a Prefeitura está “tomando atitudes reais para que a fila eletrônica diminua”.


O cartão vai dar agilidade no atendimento aos pacientes, com o código de barras que permite ao médico acessar de forma imediata o seu prontuário. O diretor de Tecnologia da Codiub, Luis Fernando Monteiro, explicou que o usuário vai apresentar na unidade o Cartão Municipal juntamente com um documento de identidade. O paciente será encaminhado para o atendimento e, por meio do leitor de código de barras, o sistema já vai disponibilizar o prontuário eletrônico para o médico. “Isto é a continuidade do projeto de melhoria da saúde. O prontuário eletrônico foi uma das ferramentas e a segunda é o cartão”, afirmou o diretor, lembrando que todo o sistema vai permitir uma economia ao município.


A utilização do cartão também vai evitar a duplicidade de cadastros, além de permitir a atualização permanente das informações, como endereço e telefones de contato. Inicialmente o cartão vai atender as unidades de saúde e, em outra etapa, o sistema será expandido para os serviços de entrega de medicamentos, programas sociais, entre outros.


O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, comentou que não tem necessidade dos usuários irem até as três unidades para fazer o cartão. “Estamos na fase piloto e de ajustes. A população deve aguardar até que a unidade mais próxima de sua casa tenha o sistema para fazer o cartão. Até lá o atendimento continua normal. E mesmo no CAISM e nas URS´s a confecção do cartão será feita dentro da rotina de trabalho. Quando o paciente tiver uma consulta no local, já serão realizados os procedimentos para a solicitação do cartão municipal”, explica Túlio Cury.


Para fazer o cartão, os usuários deverão apresentar um comprovante de residência e um documento de identidade com foto (RG, CNH ou CTPS). Para os menores de idade é necessário levar a certidão de nascimento e documentação dos pais. No caso da população residente considerada flutuante como, por exemplo, os estudantes, além dos documentos pessoais é necessário apresentar, no mínimo, um dos documentos seguintes: CTPS, contrato de trabalho temporário em vigência ou comprovante de matrícula estudantil atualizado. A expectativa é que dentro de 60 a 90 dias o sistema seja implantado nas demais unidades da rede municipal de saúde.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar