WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/09/2016 - Mobilização no centro da cidade marca os 26 anos de aprovação da lei do SUS

O público que circula pelo centro da cidade teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Sistema Único de Saúde. Para marcar os 26 anos de aprovação da Lei nº 8.080/1990, que regula as ações e serviços do SUS, o Conselho Municipal de Saúde promoveu uma mobilização na Praça Rui Barbosa na tarde da última segunda-feira (19). O evento “Conselho na Praça” contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.


A presidente do Conselho, Maria José de Oliveira Cunha Freitas, recorda que antigamente o acesso à saúde pública era restrito às pessoas que tinham carteira de trabalho assinada, e com a criação do SUS este atendimento passou a ser de forma integral a todos os cidadãos brasileiros. “Hoje nós estamos abordando a população para evidenciar a importância da sua participação no controle social da defesa do SUS”, explica. Segundo Freitas, é preciso reivindicar melhorias e acompanhar a destinação de recursos.


O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, destacou a união do trabalho da pasta e do Conselho Municipal. “Hoje nós temos as diretrizes do SUS, e estamos aqui justamente celebrando isso. E estamos trabalhando sempre de forma conjunta para melhorar a saúde pública para os uberabenses”, comentou.


Além da distribuição de material sobre o SUS, o evento também contou com aferição de pressão e várias ações de orientação à população, com as equipes da Atenção Básica, Saúde Bucal, Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba (Cerest), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Vigilância em Saúde, Centro de Zoonoses, Banco de Leite Humano, e ainda prestação de serviços da Facthus.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar