WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/09/2016 - “Conselho na Praça” marca os 26 anos de aprovação da lei do SUS

Mobilização acontece na segunda-feira, na Praça Rui Barbosa
 
O Conselho Municipal de Saúde promove na segunda-feira (19) uma mobilização para celebrar os 26 anos de aprovação da Lei nº 8.080/1990, que regula as ações e serviços do Sistema Único de Saúde. O evento “Conselho na Praça” vai acontecer das 14h às 17h, na Praça Rui Barbosa, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A presidente do Conselho, Maria José de Oliveira Cunha Freitas, explica que o objetivo é evidenciar a importância da participação da população, por meio da sociedade civil organizada, no controle social da defesa do SUS. Os conselheiros vão distribuir folders explicativos sobre o SUS e repassar orientações à comunidade. “O evento é aberto a toda população”, convida Freitas.

O “Conselho na Praça” vai contar também com aferição de pressão e várias ações de orientação à população, com as equipes da Atenção Básica, Saúde Bucal, Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba (Cerest), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Centro de Zoonoses.

Também na segunda-feira (19) a presidente do Conselho Municipal de Saúde participa de uma mesa redonda para debate sobre os avanços e desafios do SUS, juntamente com o superintendente Regional de Saúde, Ivan José da Silva, e a promotora de Saúde, Cláudia Alfredo Marques. A mesa redonda será das 19h às 22h, no anfiteatro do Ambulatório de Especialidades (FUNEPU), na Avenida Getúlio Guaritá, 331.
 
SUS – De acordo com informações do portal do Ministério da Saúde, o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar