WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/10/2016 - Secretaria de Saúde já realiza agendamentos para a campanha Novembro Azul

Dia D da campanha vai acontecer no dia 05 de novembro na URS São Cristóvão
 
A Secretaria Municipal de Saúde deu início aos agendamentos de exames e consultas para a campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação é voltada aos homens com idade a partir dos 45 anos. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e a estimativa é que neste ano o país tenha 61.200 novos casos da doença.


“Esta campanha é para chamar a atenção da população masculina para a importância da prevenção. Além disso, buscamos conscientizar os homens quanto à importância do cuidado com a saúde e orientamos para que não recorram ao médico somente quando alguma doença já estiver instalada”, explica a diretora de Atenção Especializada, Daniela Nogueira Andrade Cunha Abdanur. A ação tem a parceria do Hospital Dr. Hélio Angotti.


Na campanha, os homens poderão consultar com um urologista e fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para fazer o agendamento, o homem deve comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando o cartão do SUS e documento de identificação. Caso ele não possa ir, alguém da família pode fazer o agendamento por ele, levando os documentos. Na própria unidade ele já será informado da data, horário e local da consulta, além de sair com o exame de PSA agendado para uma das Unidades Regionais de Saúde (São Cristóvão ou Boa Vista).


Segundo Abdanur, a expectativa da Secretaria de Saúde é atender cerca de dois mil homens no período da campanha, lembrando que os exames e consultas agendados em novembro podem ser realizados nos meses seguintes, conforme a demanda. O secretário municipal, Marco Túlio Azevedo Cury, pede a colaboração das mulheres para incentivarem os homens a participarem da campanha. “Queremos fazer uma grande mobilização em Uberaba e conscientizar o público masculino sobre a importância de cuidar da sua saúde”, comenta.
 
Dia D – A campanha Novembro Azul vai promover o Dia D no primeiro sábado do mês (dia 05), das 7h às 12h, na URS São Cristóvão. Várias ações vão acontecer na unidade, como orientações sobre segurança do trabalho, programa de combate ao tabagismo, informações sobre dengue, zika vírus e chikungunya, distribuição de preservativos e orientações sobre as DST´s, planejamento familiar, ações de saúde bucal, sessão de massagem, adipometria, tipagem sanguínea, entre outras. Além disso, 600 homens já estão pré-agendados para realizar o exame de PSA no local e também fazer a marcação de consulta com urologista. “Já encerramos os agendamentos para o Dia D. Os exames e consultas dos homens que estão procurando as unidades estão sendo programados para outras datas”, finaliza a diretora de Atenção Especializada. O evento tem a parceria do Hospital Dr. Hélio Angotti, Uniube, Sesc e Facthus.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS        

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar