WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/10/2016 - Vacina contra o HPV também será aplicada em meninos no próximo ano

Secretaria de Saúde recebeu as orientações técnicas sobre as mudanças no calendário vacinal
 
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta semana a Nota Informativa do Ministério da Saúde referente às mudanças no calendário nacional de vacinação para 2017. “A partir de janeiro teremos modificações para as vacinas contra o HPV e a Meningocócica C que envolvem os pré-adolescentes, portanto os pais ou responsáveis devem ficar atentos”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza.

Em 2017, os meninos de 12 e 13 anos também terão acesso à vacina HPV para prevenção aos cânceres de pênis e verrugas genitais. Segundo informações do Ministério da Saúde, por serem responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. De acordo com Boaventura, a imunização será feita neste público respeitando o intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose.

Além disso, a vacina contra o HPV também será estendida para o público feminino, estando disponível para as meninas de 9 a 14 anos a partir de janeiro (hoje é aplicada até os 13 anos). “Também neste caso é preciso respeitar o intervalo de seis meses entre as doses, ou seja, as adolescentes de 14 anos poderão iniciar o esquema vacinal, desde que terminem a imunização antes de completarem 15 anos”, comenta o diretor.

Outra mudança no calendário nacional de vacinação é em relação à vacina Meningocócica C, que previne a meningite. Em 2017 ela também estará disponível em dose única para os pré-adolescentes de 12 e 13 anos. “Antes a vacina era aplicada aos três meses, cinco meses e um ano de idade, e agora também aos 12 ou 13 anos”, destaca Boaventura, reforçando que a mudança só acontece a partir de janeiro, quando as doses estarão disponíveis nas unidades de saúde para este novo público.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar