WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/09/2016 - População da região do Abadia recebe atendimentos na Clínica da Família

Unidade tem foco na saúde da criança, idoso e gestante
 
A Clínica da Família - Centro de Atenção Integrada em Saúde abriu as portas no início de agosto e já oferece vários serviços junto à comunidade da região do bairro Abadia. O complexo assistencial foi implantado mediante parceria entre a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A perspectiva é atender 1.600 pessoas por mês.


 O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, explica que os serviços estão sendo implantados de forma gradativa, para uma maior integração das equipes da Prefeitura e UFTM. No mês de agosto, todos os profissionais que atuam na unidade passaram por treinamento e capacitação, e receberam orientações em relação ao fluxo de trabalho e acolhimento dos pacientes. Também no último mês foi iniciado o mapeamento da região, por meio das visitas domiciliares. “É importante ressaltar que o atendimento da UFTM é feito a partir da demanda referenciada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família da região, por isso a necessidade deste levantamento”, enfatiza Túlio Cury.


De acordo com ele, as consultas com os especialistas da UFTM já estão sendo agendadas a partir da demanda encaminhada pelas equipes de ESF´s da região do bairro Abadia. Nas visitas de mapeamento da área alguns procedimentos também já são realizados, entre eles os curativos.


A Clínica da Família oferece atendimentos médico e multiprofissional, com foco na saúde da criança, idoso e gestante. Na unidade a população já conta com atendimentos nas áreas de geriatria, dermatologia, clínica geral/saúde da família, enfermagem, acompanhamentos fisioterápico e nutricional individuais para os idosos e ainda as visitas domiciliares na área de abrangência. O cronograma dos grupos de atividades físicas já está sendo formatado e as consultas pediátricas serão iniciadas nos próximos dias. No período noturno, até às 22h, o usuário conta com atendimentos da Secretaria de Saúde nas áreas de clínica geral e enfermagem no local, por livre demanda.

Entre as propostas da Clínica da Família estão o fornecimento de um atendimento interdisciplinar e qualificado para a criança e o idoso, propiciar a inserção de práticas na Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família para alunos de graduação e pós-graduação da UFTM, e ainda induzir o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão neste cenário de atuação/formação.


A Clínica da Família está instalada em prédio na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 2.223, no bairro Abadia.


Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar