WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

26/08/2016 - Transporte Escolar terá sistema informatizado de embarque e desembarque para os pais

Reunião promovida pela Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes nesta quinta-feira, 25, entre os condutores de transporte escolar da cidade e a empresa Kangu, formalizou a parceria para implantar em Uberaba um sistema informatizado de embarque e desembarque das crianças de casa para a escola.


Os idealizadores do projeto escolheram Uberaba para implantar o projeto piloto do aplicativo Kangu - Seu filho sempre por perto. Por meio dessa ferramenta, os pais que contratam serviço de van escolar poderão baixar o aplicativo e receber automaticamente pelo celular informações de aproximação da van escolar, confirmação de que o filho embarcou e depois a confirmação da hora exata que o filho desembarcou na escola.


Além de que, os pais poderão acompanhar através do sistema por georreferenciamento todo o trajeto feito pela van escolar, podendo estimar o tempo de chega do filho em casa com mais precisão, bem como acompanhar questões como o trânsito e a velocidade da van.


O secretário de Defesa Social,Trânsito e Transporte (SEDEST), Welligton Cardoso, aponta que o aplicativo será uma ferramenta pela qual os pais poderão efetivamente controlar todo o sistema de transporte escolar dos seus filhos. Controlar no sentido de saber quando o filho chegou à escola e quando ele saiu e foi embarcado para voltar para casa.


“O aplicativo inclusive tem a possibilidade de informar aos pais com antecedência de alguns minutos de quando o filho está se aproximando da sua casa, o que facilitará muito para aqueles que esperam os filhos na porta. É um canal facilitador da relação do pai com o prestador do serviço, de acompanhar efetivamente o deslocamento dos filhos”, afirma Cardoso.


Para a gerente comercial da Kangu, Luciana Silva, essa será uma ferramenta que vem para qualificar mais o serviço de transporte escolar. “O projeto piloto durará três meses, sem custo nenhum. A intenção é validar a aceitação dos pais e dos condutores. As informações sobre a criança serão repassadas a três pessoas, o pai, a mãe e uma cuidadora”, explica Luciana.


Após a reunião, foi dado início ao cadastramento dos condutores que aderiram à ideia e os pais devem começar a ser informados quanto ao novo serviço. A previsão é de que em duas semanas todos estejam devidamente cadastrados e o serviço já esteja rodando.


Até o final do ano o projeto piloto irá rodar sem nenhum investimento, a não ser a de os pais e os condutores terem o celular android com um pacote de dados para baixar o aplicativo e fornecer as informações.


Luciana explica ainda a escolha da cidade para a aplicação do projeto piloto. “Vemos que Uberaba é uma cidade que está à frente de muitos municípios. É uma das primeiras cidades referência mundial em informação e informatização em toda a mobilidade do transporte coletivo e pensamos, porque não trazer isso também para o transporte escolar. A prefeitura está apoiando a iniciativa, o que já dá um incentivo e contamos agora com a parceria dos condutores”, aponta a gerente comercial da Kangu.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar