WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

11/08/2016 - Diretores recebem orientação para funcionamento da Patrulha Escolar

Aproximadamente 60 mil pessoas serão beneficiadas com a guarda no entorno das escolas municipais


O chefe de policiamento da Guarda Municipal, Marco Túlio Gianvecchio e o secretário Executivo do Conselho Municipal de Segurança (Comseg), Emanuel Kappel esclareceram dúvidas dos gestores das escolas municipais sobre o funcionamento da Patrulha Escolar, lançada no início de agosto.


Gianvecchio explicou aos diretores que os 18 guardas municipais foram devidamente treinados, além de receberem informações adicionais do Promotor da Infância e da Juventude e, também, contar com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.


Ele afirma que as quatro viaturas atenderão a um zoneamento, nos turnos matutino e vespertino. O trabalho será feito com base em dados de cada área para, posteriormente, produzir estatísticas para a cidade de Uberaba.


Os diretores das escolas questionaram sobre o policiamento noturno e a resposta é de que, neste início do trabalho, a Patrulha do Silêncio ajudará neste período, até que o serviço possa ser estendido a todas as unidades da rede municipal e, também, para o período da noite.


Kappel afirma que o modelo foi inspirado na ação aplicada em uma cidade de Los Angeles (Califórnia – EUA) e que os resultados são excelentes. “Queremos estender o trabalho na cidade e lançar estatísticas positivas decorrentes desta ação nas escolas e nas comunidades. Atingiremos cerca de 60 mil pessoas e a ideia é transformar Uberaba em referência da Patrulha Escolar”, diz.


As viaturas da Patrulha Escolar foram apresentadas na Escola Municipal Terezinha Hueb de Menezes, no bairro Copacabana, com a presença de diversas lideranças e comunidade escolar. Os veículos serão exclusivos para o policiamento no entorno das escolas e 18 guardas municipais atuarão no batalhão da Patrulha Escolar. Um dos principais focos desta ação é a busca conjunta de soluções, principalmente contra a violência e combate às drogas.


O trabalho da guarda não é só repressivo ou preventivo, é também social. Haverá um entrosamento com a comunidade escolar e do entorno para prestar o melhor serviço.


A Secretária de Educação, Silvana Elias, garante que já existe um trabalho efetivo com os alunos atendidos pelo Tempo Integral, com diversas atividades esportivas e culturais. “O governo municipal não enfrenta mais tantos problemas com a segurança como há alguns anos, pois são 67 % a mais de alunos em Tempo Integral nas escolas, mudando a vida de crianças e adolescentes”.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar