WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/08/2016 - Secretaria de Saúde e Codiub concluem instalação do sistema de prontuário eletrônico

Prefeitura iniciou o desenvolvimento do Cartão Municipal de Saúde
 
Ontem (10) foi anunciada a conclusão da implantação do sistema de prontuário eletrônico, na Unidade Básica de Saúde Valdemar Hial Júnior, no Tancredo Neves. O trabalho foi concluído pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e ao todo 37 unidades de saúde, inclusive da zona rural, receberam o sistema. O projeto integra as informações dos usuários da rede municipal de saúde.

O prefeito Paulo Piau destacou que o prontuário eletrônico está 100% implantado e vai permitir o início do projeto do agendamento eletrônico. O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, explicou que no prontuário eletrônico o médico já registra todo o atendimento feito ao paciente no momento da consulta, assim como as medicações receitadas e os exames que serão realizados, se necessário. “Em qualquer unidade municipal que o paciente for atendido os profissionais poderão consultar o seu prontuário e já obter de forma imediata o histórico de sua saúde. Isso vai evitar a duplicidade de exames e consultas e possibilitar melhor análise do quadro dos pacientes. Este é mais um aspecto que vai contribuir para o agendamento eletrônico”, avaliou.

Na fase piloto o sistema foi instalado inicialmente na Unidade de Saúde Roberto Árabe Abdanur, e foi sendo implantado de forma gradativa em toda a rede. No momento o prontuário está na fase de estabilização do sistema e de orientações complementares aos profissionais que estão aderindo. O presidente interino da Codiub, José Renato Gomes, comemora que o trabalho foi finalizado dentro do cronograma estabelecido de 60 dias. “Nós assumimos o compromisso com o prefeito de entregar tudo até o dia 30 de julho e felizmente alcançamos o nosso objetivo”, afirma.

O sistema foi integralmente desenvolvido pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e da Codiub, e proporcionou uma economia de R$ 6 milhões que seriam investidos na aquisição de um software.
A Prefeitura de Uberaba também prepara a implantação do Cartão Municipal de Saúde. De acordo com Piau, esta será uma medida de economia para o poder público e a equipe técnica da Codiub está trabalhando no desenvolvimento do cartão, que vai facilitar o acesso do cidadão à rede pública de saúde do município.

O diretor de Tecnologia da Codiub, Luis Fernando Monteiro, explica que o cartão vai ter código de barra e um dos benefícios será evitar a duplicidade de cadastro do usuário, além de facilitar a atualização periódica das informações.

Juliana Fidelis

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar