Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Defesa Social

22/10/2016 - Defesa Civil faz alerta sobre período chuvoso

A Defesa Civil de Uberaba emitiu um comunicado nesta sexta-feira (21), para que as pessoas tomem alguns cuidados e assim amenizar estragos durante o período chuvoso. Entre os avisos estão o de desconectar aparelhos elétricos da tomada para evitar curtos circuitos, colocar documentos e objetos de valor dentro de sacos plásticos e em local alto e seguro, além de colocar o lixo na rua, nos dias e horários corretos, com especial atenção em dias de chuva, pois o lixo na rua pode entupir bueiros e bocas de lobo, favorecendo alagamentos.


O coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Evaldo Faquineli, alerta ainda para que os animais de estimação sejam deixados em locais seguro, e para que crianças não fiquem brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças graves, como hepatite e leptospirose.


Outro aviso importante é para os motoristas, reduzirem consideravelmente a velocidade dos veículos, quando estiverem em trânsito durante fortes chuvas, evitando passar por locais onde não se pode ver a rua.


Evaldo alerta ainda aos moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco) para que desocupem a área imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência, ou no caso de perceberem que árvores, poste e muros estejam se inclinando no barranco ou encosta próximo de sua residência. Uma dica importante é a de não plantar pés de bananeiras nos taludes, uma vez que elas acumulam água aumentando o risco de deslizamento.


Conforme a Defesa Civil aponta, é importante que cada pessoa tome alguns cuidados diários para estarem preparados no período de chuvas, como fazer a limpeza dos telhados e desobstruir as calhas. É importante ainda que os ralos, esgotos, galerias e valas sejam mantidos limpos. Os entulhos em quintais, becos e ruas devem ser recolhidos, as árvores com risco de queda devem ser podadas e as paredes pouco confiáveis têm de ser reforçadas.


Durante chuvas intensas é recomendado que lanternas e pilhas estejam em fácil acesso e em condições de uso. Quem mora as margens de rios e próximo a encostas devem sair de casa. Acima de tudo, é importante que cada um mantenha a calma e acione as autoridades competentes como Policia Militar – 190, Corpo de Bombeiros – 193 e Defesa Civil – 199.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub