WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

04/08/2016 - Patrulha Escolar atenderá unidades da rede municipal de ensino de Uberaba e respectivas comunidades

A Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) lançou hoje, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Patrulha Escolar, que é um programa de assessoramento à comunidade escolar no quesito segurança, tendo como prioridades as ações preventivas e educativas. As quatro viaturas foram apresentadas na Escola Municipal Terezinha Hueb de Menezes, no bairro Copacabana, com a presença de diversas lideranças e toda a comunidade escolar, inclusive com os Grupos Estudantis de Liderança.


Os veículos serão exclusivos para o policiamento no entorno das escolas e as 18 guardas municipais atuarão no batalhão da Patrulha Escolar. Um dos principais focos desta ação é a busca conjunta de soluções, principalmente contra a violência e combate às drogas.


O comandante da Guarda Municipal, Mário Nelson Emerenciano, conta que a cidade foi dividida em quatro setores e cada grupo terá um coordenador que será o interlocutor entre as necessidades da comunidade e a solução dos problemas. “O trabalho da guarda não é só repressivo ou preventivo, é também social. Haverá um entrosamento com a comunidade escolar e do entorno para prestar o melhor serviço. Teremos a escola como nossa amiga, parceira e seremos protetores da comunidade escolar”, diz.


O presidente da Associação de Gestores Municipais de Uberaba (Agemu), Carlos César Gonzaga, garante que os diretores de escolas e demais servidores têm o seu trabalho, que é orientar sobre a segurança, mas é preciso muito mais e o lançamento da Patrulha Escolar era esperado há muitos anos. “Estamos felizes com mais esta atenção com a educação e as escolas”, completa.


O secretário da Sedest, Wellington Cardoso citou a interferência da escola e, principalmente da família, como propulsora de cidadãos que saibam separar o bem do mal e a Patrulha Escolar estará, efetivamente destinando a guarda para a proteção de toda a comunidade das áreas alcançadas.
Silvana Elias, secretária de Educação ressaltou o trabalho de todos para a conquista de mais este trabalho colaborativo para o bem da comunidade de Uberaba. Ela garante que a segurança pública não deve ser apenas coercitiva, pois ela nasce no berço familiar, continua a ser tecida nas escolas, onde o conhecimento é sistematizado. “É claro que, às vezes, precisamos agir de forma firme com quem planta o mal e agir para defender e proteger quem planta o bem”.


Silvana destacou o que a educação municipal tem contribuído com a segurança pública, como as ações do Tempo Integral nas escolas municipais, onde 18 mil alunos são atendidos em atividades variadas. “O governo municipal não enfrenta mais tantos problemas com a segurança como há alguns anos atrás, em que as crianças ficavam perdidas e soltas. Podemos bater no peito e dizer que estamos plantando o futuro com as nossas sementes, pois temos 67% a mais de alunos em Tempo Integral nas escolas, mudando a vida de crianças e adolescentes”, ressalta.


A mãe de um aluno da E. M. Terezinha Hueb de Menezes, Adelaide Silva, representando todos os pais, confirma que todos estarão mais tranquilos com a presença dos guardas no entorno das escolas.


Guarda armada – Aproveitando a presença de representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar de Minas Gerais, da Guarda Municipal, do prefeito Paulo Piau e todos os envolvidos, o secretário Wellington Cardoso anunciou, em primeira mão, que está deflagrando o processo de armamento da Guarda Municipal de Uberaba. “Estamos dando os primeiros passos para o processo de armamento da guarda para que ela esteja efetivamente integrada ao sistema de segurança pública”, finaliza.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU
 

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar