WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/06/2016 - Equipe da Secretaria de Saúde participa de capacitação do governo estadual sobre hanseníase

Iniciativa acontece em parceria com a UFMG e é considerada pioneira
 
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão participando de um curso sobre hanseníase, em Araxá. A “Capacitação em ações de eliminação da hanseníase em Minas Gerais”, promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Hanseníase (NEPHANS) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, tem como público alvo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de municípios considerados prioritários. O objetivo é capacitar as equipes de saúde para realizarem diagnóstico precoce e tratamento oportuno da hanseníase, prevenção e tratamento de incapacidades físicas e vigilância de contatos.

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, comenta que quatro profissionais da rede pública do município participam da capacitação, sendo três médicos e a responsável técnica pelo programa de combate à hanseníase. “Posteriormente eles vão fazer a multiplicação destas informações, qualificando os demais profissionais da nossa rede”, explica.

A capacitação em parceria com a UFMG é considerada pioneira pelo governo estadual e foi dividida em módulos presencial, realizado nesta semana na sede da Secretaria de Saúde de Araxá, e a distância. Segundo Boaventura, o diagnóstico da doença é uma das principias temáticas do curso. “O Estado e os municípios estão trabalhando para evitar o diagnóstico tardio, e esta capacitação é justamente para atualizar e sensibilizar os profissionais para esta questão”, comenta o diretor.

Entre os temas abordados no curso estão a epidemiologia da hanseníase; aspectos clínicos e classificação; diagnóstico clínico e exames auxiliares; surtos reacionais, neurites e tratamento; prevenção de incapacidades físicas, entre outros.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar