WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/06/2016 - Prefeitura e UFTM assinam convênio para implantação da Clínica da Família

Unidade vai ser aberta no dia 1º de agosto e tem expectativa de atender 1.600 pessoas por mês
 
A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) assinaram convênio de implantação da Clínica da Família – Centro de Atenção Integrada em Saúde, no bairro Abadia, na tarde desta terça-feira (28). O complexo assistencial tem a perspectiva de atender 1.600 pessoas por mês e será aberto no dia 1º de agosto.

O prefeito Paulo Piau destacou que a população de Uberaba não comporta três Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s), o que inviabilizou a reabertura da estrutura como uma UPA. “Esta alternativa que encontramos vai ser boa para a universidade e para a própria comunidade, que entendeu a nossa proposta”, afirmou. A reitora da UFTM, professora Ana Lúcia de Assis Simões, disse que “hoje estamos aqui vivendo um marco na saúde do município de Uberaba”. De acordo com ela, a parceria vai ofertar um espaço de atuação para os alunos da universidade, com um modelo atual e um olhar multiprofissional. “Hoje nós não temos uma unidade como esta que possibilite uma formação mais qualificada para os nossos estudantes”, comentou.

O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, disse que a proposta foi construída dentro de um estudo do que seria melhor para aquela região. O superintendente do Hospital de Clínicas, Luiz Antônio Pertili de Resende, disse que a Clínica da Família será um caminho para cuidar melhor das pessoas e de ensinar melhor os alunos. A enfermeira Fernanda Carolina Camargos foi a responsável por detalhar o funcionamento da unidade, destacando que não se trata de um serviço de pronto-atendimento. “Vamos ofertar consultas individuais programadas, busca ativa na comunidade, entre outros serviços”, relatou. Os atendimentos serão feitos de forma eletiva, mediante agendamento prévio.

A Clínica da Família vai funcionar das 7h às 22h oferecendo atendimentos médico e multiprofissional, com foco na saúde da criança, idoso e gestante. Serão oferecidos atendimentos nas áreas de pediatria, geriatria, dermatologia, pequenas cirurgias, clínica geral/saúde da família, enfermagem, acompanhamentos fisioterápico e nutricional individuais, prática de educação física e ainda as visitas domiciliares na área de abrangência da unidade. No período noturno o usuário vai contar com atendimentos nas áreas de clínica geral e enfermagem no local.

Entre os objetivos da proposta da parceria estão o fornecimento de um atendimento interdisciplinar e qualificado para a criança e o idoso, propiciar a inserção de práticas na Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família para alunos de graduação e pós-graduação da UFTM, e ainda induzir o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão neste cenário de atuação/formação. Até a inauguração, as equipes da Secretaria de Saúde e da UFTM estarão trabalhando na definição das rotinas de atendimento e na finalização da estrutura física.

Também participaram da solenidade de assinatura do convênio as equipes técnicas da Secretaria de Saúde e da UFTM/ Hospital de Clínicas. A Clínica da Família vai funcionar em prédio na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 2.223, no bairro Abadia.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar