WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/06/2016 - Novos conselheiros de saúde tomam posse

Solenidade de posse dos novos membros dos Conselhos Municipal, Distrital e Local de Saúde para a gestão 2016/2020 reuniu diversas autoridades no anfiteatro do Centro Administrativo na noite desta quarta-feira (22). Eles foram eleitos durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em junho do ano passado. “Uberaba tem um conselho muito participativo e que ajuda a conduzir o trabalho na Secretaria de Saúde”, disse o titular da pasta, Marco Túlio Azevedo Cury, que deu posse aos conselheiros representando o prefeito Paulo Piau. Ele destacou ainda o seu compromisso de fazer política de saúde e lembrou que, ao contrário de gestores anteriores, não faz parte do Conselho Municipal justamente para garantir a sua independência.

Presente na solenidade, o deputado federal Adelmo Carneiro Leão destacou a expressiva participação feminina nos conselhos e afirmou que trata-se de “uma missão missionária, uma atividade extremamente importante e valorosa”. O superintendente regional de Saúde, Ivan José da Silva, ressaltou aos conselheiros que eles “tem um papel fundamental para que a gestão do SUS na cidade seja igualitária” e que o conselho é uma ferramenta de gestão para os secretários municipais. 

O presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra, desejou sucesso aos novos conselheiros e o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, vereador Marcelo Machado Borges, destacou o espírito de parceria já demonstrado pela presidente eleita para o Conselho Municipal. “Vamos trabalhar para buscar melhorias para o setor”, afirmou.

No encerramento da solenidade, a presidente para o quadriênio 2016/2020 do Conselho Municipal de Saúde, Maria José de Oliveira Cunha Freitas, lembrou que tem uma vida de atuação na área da saúde e na defesa do SUS. “Vamos fazer um trabalho a partir das associações de bairro, fazendo com que este órgão seja muito atuante”, afirmou. Segundo Freitas, Uberaba tem um modelo de conselhos conforme o que determina a legislação, e que cumpre o seu papel como parceiro e fiscalizador da política de saúde do município. Também estiveram presentes no evento a presidente da gestão 2012/2016 do Conselho Municipal, Beatriz Alves Ferreira, o conselheiro estadual de Saúde, Jurandir Ferreira, entre outras autoridades.

A Resolução 453 do Conselho Nacional de Saúde define que o Conselho é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do SUS em cada esfera de governo. Os conselhos municipal, distrital e local de saúde são formados por membros titulares e suplentes, sendo que 50% das vagas são destinadas aos representantes dos usuários do SUS e os outros 50% são para os representantes de órgãos governamentais, aos prestadores de serviços de saúde públicos e privados, contratados e/ou conveniados aos SUS e aos trabalhadores do SUS.

Juliana Fidelis

Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar