WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/05/2016 - Campanha de vacinação atinge a meta em Uberaba

Balanço final da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 71.002 pessoas foram vacinadas na campanha contra a gripe em Uberaba. Nesta terça-feira (24) o Departamento de Vigilância Epidemiológica concluiu a inserção dos dados no sistema do Ministério da Saúde e registrou que a meta foi alcançada na cidade em todos os grupos.


“A campanha foi um sucesso. Desde o primeiro dia tivemos uma grande adesão da população, que compareceu às unidades de saúde”, enfatiza o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, esclarece que em relação à meta alguns grupos do público alvo como, por exemplo, os portadores de doenças crônicas, não são contabilizados pelo Ministério da Saúde. “Por isso a meta não abrange a mesma quantidade de pessoas do público alvo total”, complementa Boaventura, lembrando que é necessário atingir 80%.


Em Uberaba, o público da meta reúne 62.885 pessoas. No total foram imunizados 82,25%, sendo que em todos os grupos a meta foi atingida: crianças (80,26%), trabalhadores da área da saúde (101,65%), gestantes (81,24%), puérperas (95,46%) e idosos (81,14%).


O município recebeu do governo estadual um total de 74.730 doses da vacina, quantidade preconizada pelo Ministério da Saúde. “Infelizmente algumas pessoas que fazem parte do público alvo não conseguiram vacinar, mas isso ocorre porque a quantidade de doses estabelecida pelo Ministério é calculada utilizando dados referentes ao ano de 2013. E em alguns grupos, como por exemplo dos portadores de doenças crônicas e trabalhadores da área da saúde, a quantidade aumenta a cada dia”, justifica o diretor.


A Secretaria de Saúde permanece apenas com a vacinação domiciliar aos acamados previamente cadastrados, e para as crianças de seis meses a menores de cinco anos que devem tomar a segunda dose. “Os pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação para garantir a dose nas unidades de saúde, que deve ser aplicada 30 dias após a primeira imunização”, destaca. Segundo Boaventura, para estes públicos as doses necessárias foram reservadas.

Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar