WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

20/05/2016 - Aberta licitação para elaboração de projeto de implantação dos corredores Sudeste e Sudoeste

A Prefeitura de Uberaba abriu o processo de licitação para contratação do serviço de consultoria especializada para a elaboração de projeto operacional visando à implantação dos corredores Sudeste e Sudoeste do Sistema BRT/Vetor. A empresa deverá ter expertise em estudos e projetos de transporte coletivo urbano e rural de passageiros com experiência na integração de sistema de transporte coletivo por ônibus BRT.

A data limite para entrega dos documentos de habilitação e proposta de preço será até as 9h do dia 20 de Junho. A abertura dos envelopes será às 9h15 do mesmo dia e local. O valor global estimado da licitação é de R$ 267.440,00. A licitação será disputada na modalidade concorrência, do tipo menor preço global, visando atender à Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte – SEDEST.

É facultada aos interessados a realização da visita ao local da obra ou serviço para obter as informações necessárias para a elaboração da proposta, não podendo alegar posteriormente o desconhecimento das condições e grau de dificuldades existentes como justificativa para se eximirem das obrigações da licitação ou solicitar aditivos.

A empresa que vencer a licitação deverá promover pesquisas pontuais, visual, embarque e desembarque e contagens volumétricas. Bem como, revisão das linhas existentes com mapeamento - (supressão/criação); Criação de novas linhas “alimentadoras” do sistema; Dimensionamento da frota e definição dos modelos dos ônibus para operar nos corredores; Características de ônibus para operação; Escalas de horários; e Avaliação dos impactos urbanísticos e ambientais do sistema BRT/Vetor.

A Prefeitura irá implantar os Corredores Sudeste e Sudoeste, dentro do sistema BRT/Vetor, devendo existir uma unidade operacional no serviço, ou seja, a base de dados englobando as duas empresas concessionárias e as regiões abrangidas pelo projeto.

O transporte coletivo de passageiros de Uberaba abrange toda área urbanizada e ocupada do município possuindo linhas diametrais, 

alimentadoras, radiais, interbairros, circulares e o Corredor Leste/Oeste do sistema BRT/VETOR, já implantado e ainda linhas com características rurais, com poucos horários, atendendo áreas com baixa densidade, através de vias estreitas e algumas ainda sem pavimentação. Sendo que os Corredores Sudeste e Sudoeste estão em fase de implantação.

Visando dar maior mobilidade aos usuários o sistema de transporte é operado com bilhetagem eletrônica, permitindo a integração temporal e física através dos Terminais Leste e Oeste, e posteriormente à implantação dos Corredores Sudeste e Sudoeste, também dos Terminais Sudeste e Sudoeste.

O município é dotado de uma Central de Controle Operacional com monitoramento eletrônico (via Gps), sendo o acompanhamento de 100% em

tempo real quanto à velocidade, cumprimento de itinerários e horários, com o controle e a confiabilidade na execução da operação programada.

A empresa de consultoria deverá analisar e considerar levantamentos de dados operacionais, pesquisas, estudos e projetos realizados referentes ao transporte coletivo de passageiros com a finalidade de subsidiar os estudos em questão.

Jorn. Natália Melo

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar