WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/05/2016 - Mobilização na região central marca avanços na assistência ao paciente com transtorno mental

Usuários e profissionais da rede de saúde mental seguiram em passeata pelas ruas centrais de Uberaba para marcar o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quarta-feira (18). A concentração aconteceu na porta do CAPS Maria Boneca e o trajeto até a Praça Rui Barbosa foi acompanhado pelo grupo Axé Uai e os alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Liga da Saúde Mental). “Há 29 anos, quando se tratava de saúde mental, especialmente dos pacientes mais graves, só existia a internação. Com a reforma psiquiátrica hoje não há forma exclusiva de tratamento”, explica a coordenadora do CAPS Maria Boneca, Maria de Fátima Oliveira.


Ela destaca que Uberaba possui uma rede bastante razoável e lembra que o CAPS Maria Boneca, que completa 25 anos em 2016, foi um dos primeiros do Brasil. “Nós últimos 15 anos os progressos na assistência em saúde mental avançaram mais rápido. Vai abolindo a ideia de que a doença mental é perigosa. Queremos que avance mais”, afirma Oliveira, destacando que hoje o país tem 1.500 CAPS.


No município são quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Além do Maria Boneca, compõem a rede o Dr. Inácio Ferreira, o CAPS AD (álcool e outras drogas) e o Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), além de três unidades do Serviço Residencial Terapêutico (SRT). O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Marçal, destaca que os CAPS oferecem atendimento interdisciplinar com psiquiatria, psicologia, farmácia, terapia ocupacional, enfermagem, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia, além da oferta de alimentação no período em que o paciente está no serviço.


Os quatro CAPS atendem 1.250 pacientes por mês, gerando cerca de 7.500 procedimentos/mês. Segundo Marçal, esta rede substitutiva reforça a luta antimanicomial, pois oferece possibilidades além da internação, e que “permitem a inclusão da pessoa na sociedade, valorizando a liberdade de escolha e o exercício da cidadania”.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar