WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/05/2016 - Luta antimanicomial destaca alternativas para internação psiquiátrica

Data será marcada por uma passeata nesta quarta-feira em Uberaba
 
O Dia da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quarta-feira (18), marca os avanços na assistência à pessoa com transtorno mental e destaca as alternativas para a internação psiquiátrica. “Todo o movimento que acontece nesta data vem para reforçar que existem possibilidades além da internação, e que preservam os direitos das pessoas”, explica o diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Marçal. Ele lembra que historicamente o dia 18 de maio sinaliza a luta de trabalhadores da área de saúde mental, juntamente com usuários e familiares, para um cuidado além do hospital psiquiátrico e que permita a inclusão da pessoa na sociedade, valorizando a liberdade de escolha e o exercício da cidadania.


Entre os equipamentos estratégicos, Uberaba disponibiliza quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e três unidades do Serviço Residencial Terapêutico (SRT). Marçal enfatiza que o município possui uma das redes substitutivas mais antigas do Brasil. Hoje os CAPS Maria Boneca, Dr. Inácio Ferreira, CAPS AD (álcool e outras drogas) e o Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) oferecem atendimento interdisciplinar com psiquiatria, psicologia, farmácia, terapia ocupacional, enfermagem, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia, além da oferta de alimentação no período em que o paciente está no serviço. “O cuidado é intensivo de acordo com as particularidades de cada caso”, comenta o diretor. Os CAPS atendem aproximadamente 1.250 pacientes por mês.

Uberaba possui também três unidades do SRT, sendo duas no Elza Amuí e uma no bairro Fabrício. “Elas funcionam como um lar para os ex-moradores de hospitais psiquiátricos, e mantém o vínculo com a nossa rede, por meio dos CAPS e demais atendimentos da Atenção Básica”, explica. Cada SRT recebe 10 residentes que contam com o apoio constante de cuidadores, que organizam a estrutura da moradia até que eles se apropriem do cuidado de rotina diária. “O foco final deste trabalho é a inclusão social destas pessoas”, reflete.


Segundo Marçal, a Secretaria de Saúde está finalizando o convênio com o Sanatório Espírita para oferecer mais dois SRT´s. “Hoje o Sanatório deixou de ser um hospital psiquiátrico para se tornar um Centro Integrado de Saúde. Esta readequação às políticas de saúde mental vigentes vai permitir o atendimento das necessidades da rede e o oferecimento de novas modalidades, como é o caso dos SRT´s, e repasse de novos recursos aos serviços”, justifica.
 
Passeata – Em Uberaba o dia 18 de maio será marcado por uma passeata envolvendo usuários, familiares e profissionais da rede de saúde mental. A saída será da porta do CAPS Maria Boneca, na rua Capitão Domingos, 418, a partir das 9h, e o trajeto será até a Igreja Santa Rita, seguindo pela rua Alaor Prata até o calçadão e encerrando na Praça Rui Barbosa. No local haverá uma grande mobilização, com a participação do grupo Axé Uai e dos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Liga da Saúde Mental).
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar