WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/05/2016 - Ludoteca do CRIA será ferramenta de atendimento às crianças

Secretaria de Saúde e Instituto Sabin inauguraram novo espaço na manhã desta segunda-feira
 
A ludoteca – sala com brinquedos, jogos e materiais pedagógicos e lúdicos – é a nova ferramenta de atendimento no Centro de Referência da Infância e Adolescência – CRIA. Inaugurado por meio de parceria entre a Prefeitura de Uberaba e o Instituto Sabin, o espaço oferece condições para um atendimento humanizado das crianças que possam ser vítimas de alguma violência. A solenidade de inauguração, na manhã desta segunda-feira (09), reuniu autoridades e técnicos da área de atenção psicossocial na sede do órgão.

A sala que abriga a ludoteca foi toda reformada e mobiliada pelo Instituto Sabin, que também forneceu todos os brinquedos. “O espaço se assemelha a uma brinquedoteca, mas a finalidade é diferente. Por meio de brincadeiras a criança pode revelar situações, que infelizmente nem sempre são alegres. O profissional consegue utilizar o lúdico para humanizar o atendimento”, explica o gerente executivo do Instituto Sabin, Fábio Deboni. Ele comenta que alguns brinquedos são específicos para a proposta de uma ludoteca como, por exemplo, bonecos sexuados e livros com temas como vergonha e raiva.


O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Marçal, comenta que a ludoteca será um recurso terapêutico a mais para abordagem dos pacientes. “Esta ferramenta facilita o diagnóstico e, consequentemente, a intervenção necessária, contribuindo para a qualidade da reabilitação. Muitas vezes a criança não consegue verbalizar o que sente ou os traumas que vivenciou, e os brinquedos, jogos e outros materiais contribuem nesta rotina clínica”, enfatiza. Durante a solenidade, o secretário Marco Túlio Azevedo Cury agradeceu a parceria da iniciativa privada e destacou que a proposta “vai de encontro ao que o poder público necessita”.  


O Instituto Sabin já implantou 59 ludotecas em oito estados do Brasil, desde 2008. Em Uberaba esta é a segunda unidade. A primeira foi inaugurada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e uma terceira deve ser implantada no Fórum ainda este ano. Também participaram da solenidade a primeira-dama Heloísa Piau, a gerente do CRIA, Marília Cecílio Rezende Ferreira, o gestor médico do Laboratório Sabin, Guilherme Oliveira, o secretário adjunto de Educação, Eduardo Calegari, além de familiares dos pacientes e funcionários da Secretaria de Saúde e Laboratório Sabin.
 
CRIA – Localizado na região central, o CRIA é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto Juvenil de Uberaba. O órgão atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos portadores de psicose, neuroses graves, autismo e outros transtornos mentais, oferecendo atendimento especializado nas áreas de psiquiatria, psicologia, assistência social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem e farmácia, sendo que a dispensação de medicamentos é feita na própria unidade. O CRIA também oferece atendimento terapêutico, em grupo ou individual, e orientação à família. Os pacientes que necessitam ainda contam com transporte até o local.


Hoje o CRIA atende cerca de 250 pacientes ao mês, gerando uma média de 1.500 procedimentos/mês. A unidade funciona de segunda a sexta das 7h às 17h na rua Vigário Silva, 412.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar