WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/05/2016 - Prefeitura e Instituto Sabin inauguram ludoteca no CRIA

O Centro de Referência da Infância e Adolescência – CRIA vai ganhar uma ludoteca. A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde e Diretoria de Atenção Psicossocial, e o Instituto Sabin/ Laboratório Sabin inauguram a sala do projeto na segunda-feira (dia 09) às 10h, na sede do CRIA - rua Vigário Silva, 412.


“A ludoteca é um recurso terapêutico a mais para abordagem das crianças. Por meio de brincadeiras, esta ferramenta facilita o diagnóstico e, consequentemente, a intervenção necessária, contribuindo para a qualidade da reabilitação”, explica o diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Marçal. De acordo com ele, muitas vezes a criança não consegue verbalizar o que sente ou os traumas que vivenciou, e os brinquedos, jogos e outros materiais contribuem nesta rotina clínica de atendimento. 


O espaço que abriga a ludoteca foi todo reformado e mobiliado pelo Instituto Sabin, que também forneceu todos os brinquedos. Desde 2008, dezenas de ludotecas já foram implantadas pelo Instituto em todo o Brasil. Cada uma é composta por um conjunto de jogos e recursos pedagógicos e lúdicos voltados a potencializar o atendimento de crianças e adolescentes. Criado em 2005, o Instituto Sabin tem a missão de promover a melhoria da qualidade de vida de comunidades onde o Grupo Sabin atua nas áreas de saúde, esporte e educação.


O CRIA é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto Juvenil de Uberaba e atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos portadores de psicose, neuroses graves, autismo e outros transtornos mentais. O órgão oferece atendimento especializado nas áreas de psiquiatria, psicologia, assistência social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem e farmácia, sendo que a dispensação de medicamentos é feita na própria unidade. O CRIA também oferece atendimento terapêutico, em grupo ou individual, e orientação à família. Os pacientes que necessitam ainda contam com transporte até o local.


“O serviço recebe pacientes por encaminhamento da rede e também por livre demanda. É feito o acolhimento, triagem e elaborado o plano terapêutico de acordo com as necessidades de cada caso. Alguns frequentam a unidade diariamente e outros duas ou três vezes por semana, sendo que a intensidade do tratamento depende da característica de cada quadro”, explica Marçal. Hoje o CRIA atende cerca de 250 pacientes ao mês, gerando uma média de 1.500 procedimentos/mês. A unidade funciona de segunda a sexta das 7h às 17h.
 
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS   

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar