WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/04/2016 - Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira

Meta é imunizar 58 mil pessoas em Uberaba
 
Tudo pronto para o início da campanha de vacinação contra a gripe em Uberaba. A partir de segunda-feira (18) as 35 unidades básicas de saúde do município disponibilizarão a vacina para o público alvo, das 8h às 16h. “Estamos antecipando a campanha, anteriormente prevista para o dia 30, justamente para evitar mais casos da doença na cidade. Pedimos à população que tome as medidas preventivas e àqueles que se enquadram no público da campanha, que compareçam nas unidades”, alerta o secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury.


O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, explica que o governo estadual repassou 40% das doses, cerca de 30 mil vacinas. Ele destaca que as equipes de vacinação já passaram por capacitação esta semana e as unidades estão preparadas para o início da campanha. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é contra três agentes – H1N1, H3N2 e B.


O público alvo da vacinação contra a gripe são as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas, mediante prescrição médica. Em relação aos trabalhadores da área da saúde, neste primeiro momento serão imunizados aqueles profissionais que podem ficar em contato direto com pacientes suspeitos de H1N1 como, por exemplo, os que atuam em prontos-socorros, UTI, ambulâncias e outros. Neste caso, a vacinação ocorrerá no próprio local de trabalho, mediante solicitação ao Departamento de Vigilância Epidemiológica. Em Uberaba o público alvo da vacinação totaliza 73.150 pessoas. O Ministério da Saúde preconiza que devem ser imunizados 80%, ou seja, 58.520 pessoas.


A Secretaria de Saúde também realizará a vacinação nos asilos de Uberaba e atendendo às pessoas acamadas e que não tenham condição de se deslocar até uma unidade. Nestes casos específicos, o agendamento pode ser feito na Central de Vacinas pelo telefone 3322-7822.


O secretário alerta que a prevenção continua sendo fundamental para controlar a gripe, inclusive a H1N1. Entre as principais recomendações estão: medidas de higiene como lavar bem as mãos com água e sabão, com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos); evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar aglomerações e manter os ambientes bem ventilados.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar