WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

15/04/2016 - Posturas trabalha combate contra a dengue e prepara novas ações com ambulantes

No contexto do combate à dengue e da manutenção da ordem nas vias públicas, a Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) retirou, entre os dias 1 de janeiro e 31 de março deste ano, 34 veículos em estado de abandono das ruas de Uberaba, por meio do departamento de Posturas Municipais.


Conforme o diretor do departamento, Renê Inácio de Freitas, o número é inferior ao verificado no mesmo período de 2015, mas isso não significa que a ação de remoção enfrenta dificuldades.


“O que acontece é que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o perigo que os carros abandonados representam. Geralmente, após a notificação da Posturas, o próprio dono do automóvel já o retira da via pública”, conta Renê.


De acordo com informações da chefe da Seção de Fiscalização da Posturas, Marli Manzan, outros 25 veículos foram retirados das ruas por seus proprietários, após terem sido devidamente notificados. “Depois de uma denúncia ou um flagrante, o departamento emite uma notificação para que o carro seja removido. Se isso não acontecer, a própria secretaria desloca o automóvel para o pátio do Detran”, esclarece Marli.


Quando a retirada do carro não acontece dentro do prazo estipulado pela Posturas, o proprietário é multado no valor de uma a 10 UFM (Unidades Fiscais Municipais) – variando entre R$ 217 e R$ 2.170. Além da multa, o infrator paga, ainda, pela estadia do veículo no pátio do Detran até a sua regularização. “Quanto mais tempo ele permanecer no local, mais caro fica”, alerta Renê.


Além de ocuparem espaço na via pública, automóveis abandonados servem de foco de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.


Ambulantes – Hoje (14), a equipe de fiscalização da Posturas realizou com o apoio da Polícia Militar a apreensão de diversos produtos de cinco ambulantes no centro da cidade. Foram apreendidos frutas, doces e materiais plásticos. Segundo Marli Manzan, as frutas recolhidas, aproximadamente 130 kg entre pinha, goiaba e cajá-manga, foram enviadas ao Banco de Alimentos, os doces foram descartados por não haverem procedência comprovada e os materiais de plásticos estão na secretaria aguardando o infrator identificado fazer os trâmites legais para a retirada dos mesmos.


A fiscalização continuará, o departamento de Posturas planeja ações que serão desenvolvidas com os vendedores ambulantes da região do Parque Fernando Costa, em meio às preparações da 82ª Expozebu, iniciada no dia 30 de abril. “O objetivo destas atividades, que ainda serão definidas, é regularizar o trabalho destes vendedores para garantir o bom funcionamento do evento”, afirma Renê.


Breno Cordeiro (estagiário Secom/PMU)

Acesse: www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar