WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/04/2016 - Uberaba registra menor índice da história do LIRAa para esta época do ano

Resultado do levantamento mostra infestação predial de 1,2% em Uberaba


O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostra que Uberaba registrou o menor resultado da história para esta época do ano, ou seja, dos últimos 10 anos. O primeiro LIRAa de 2016, realizado entre os dias 04 a 08 de abril conforme indicação do governo estadual, aponta uma infestação predial no município de 1,2%. O LIRAa foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 2006, como uma das ações do Plano Nacional de Controle da Dengue.


Nesta mesma época, no ano passado o índice ficou 3,42%, ou seja, uma queda de 2,2%. Em comparação ao último LIRAa, realizado em outubro de 2015, o resultado caiu de 1,4% para 1,2%. “É uma vitória para o município. Isso mostra que estamos no caminho certo na luta contra o mosquito Aedes aegypti”, disse o prefeito Paulo Piau ao tomar conhecimento do resultado. Durante a coletiva de imprensa, Piau disse que “o índice é baixo, mas não dá para relaxar. Enquanto estiver calor e alguma umidade, a população tem que continuar na luta para que o mosquito não nasça”.


O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, apresentou os números do levantamento e ressaltou que o bom índice deve ser atribuído à intensificação das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Uberaba, aliado ao engajamento da população. Túlio Cury destacou que os mutirões de limpeza e SaiZika estão fazendo uma varredura na cidade. Além disso, o município saiu na frente quando inseriu os agentes de saúde no apoio às visitas domiciliares, dobrando o número de servidores neste trabalho. Outras ações, como as capacitações de equipes, fumacê e recolhimento de pneus, também foram apresentadas durante a coletiva de imprensa.


Piau enfatizou que a participação da população continua sendo fundamental no processo de eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Prova disso é que o LIRAa apontou que 33,3% dos depósitos foram encontrados em vasos de planta e bebedouros de animais, seguido das calhas, ralos e vasos sanitários em desuso com 20% de infestação.
 
Bairros - O Programa Nacional de Controle da Dengue define que no LIRAa os bairros que apresentam índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% estão em situação de alerta; e superiores a 4% estão com risco de surto de dengue. Dos 14 estratos de Uberaba - grupos de 9 mil a 12 mil imóveis – 12 apresentaram índice abaixo de 2%, sendo que cinco ficaram abaixo de 1%. Nenhum apresentou índice acima de 4%.


O diretor de Controle de Endemias e Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, apresentou que o primeiro LIRAa de 2016 apontou que os bairros com menor infestação na cidade são os da região do Boa Vista, Vila São José, Jardim das Palmeiras, Jardim Espírito Santo, Fabrício, Vila Militar, Jardim São Bento, Vila Olímpica, Jardim Nenê Gomes e Tancredo Neves com 0%; e da região do Mercês, Vila Celeste, Tutunas, Jardim Uberaba, Novo Horizonte, Recanto das Torres, Vilagio Del Fiori, Dom Eduardo, Olinda, Pontal, Umuarama e Alfredo Freire IV com 0,2%. A região com maior índice - de 2,1% - é do Gameleira II, São Vicente, Leblon, Parque São Geraldo, São Cristóvão e Residencial Rio de Janeiro.
           
LIRAa – Uma equipe de 200 agentes de combate a endemias atuou em toda a cidade na procura de larvas do mosquito da dengue durante o levantamento realizado na última semana. Normalmente, o LIRAa é realizado três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro, conforme estabelece o Programa Nacional de Controle da Dengue. Em 2016, o governo estadual suspendeu a realização do levantamento nos meses de janeiro e março, com a indicação de que os agentes permanecessem concentrados no trabalho de visitas domiciliares. Para a realização do LIRAa Uberaba foi dividida em 14 estratos, sendo que cada um reúne de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada estrato são pesquisados 450 imóveis.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar