WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/04/2016 - 10% dos pacientes com tuberculose abandonam o tratamento

Nova metodologia de diagnóstico foi debatida em seminário realizado na tarde desta sexta-feira
 
Vários profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, biomédicos, pesquisadores da área e comunidade acadêmica, lotaram o anfiteatro do Centro Educacional e Administrativo da UFTM na tarde desta sexta-feira (08) para debaterem o teste rápido que utiliza a biologia molecular para diagnosticar a tuberculose. O tema foi discutido no seminário sobre a “Implantação de nova metodologia de diagnóstico de tuberculose e da estratégia de identificação de casos suspeitos”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Ao dar boas-vindas aos participantes, o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, disse que frequentemente é questionado sobre o número de casos de tuberculose no município. “Não é que está aumentando o número de casos, o que está aumentando é a busca ativa”, comentou. Também compondo a mesa de abertura do evento, o superintendente regional de Saúde, Ivan José da Silva, detalhou que no ano passado Minas Gerais notificou 4.039 pacientes e registrou 212 óbitos pela doença. Em Uberaba foram 92 casos em 2015 e 14 notificações neste ano até o momento.

O superintendente relatou a preocupação com a taxa de abandono do tratamento, que chegou a 10,6% em 2014. “Por isso precisamos focar na mobilização da sociedade. O tratamento tem que ser completo, e com certeza isso vai diminuir os óbitos pela doença. Como diz o tema da campanha deste ano ‘a tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito’”, afirmou. Segundo Silva, uma das diretrizes do governo estadual para 2016 é justamente a capacitação dos profissionais, por isso a importância do seminário.


A programação contou com palestras da farmacêutica bioquímica do Laboratório Macro Regional de Uberaba, Janaína dos Santos Machado Lacerda, da especialista em Gestão da Clínica na Atenção Primária da Superintendência Regional de Saúde, Maria Ângela dos Santos Pereira, e da referência técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Patrícia Borges Dias Alexandre. Uma mesa redonda com o tema “Operacionalização para o diagnóstico e tratamento da tuberculose nos serviços de saúde” fechou o seminário, com moderação da professora da UFTM, Sybelle de Souza Castro, e a participação dos especialistas Dr. Vitor Guilherme Maluf Curi, médico infectologista do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Dr. Daniel Hugo Winter, pneumologista e Dr. Tiago Borges, diretor clínico das Unidades de Pronto-Atendimento.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar