WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/04/2016 - Vacinação contra a gripe vai começar dia 18 de abril

Município vai receber as doses na próxima semana, o que permite antecipar a campanha
 
A Prefeitura Municipal de Uberaba tem a previsão de antecipar a campanha de vacinação contra a gripe e iniciar a imunização no dia 18 de abril. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu comunicado do governo do Estado de que 40% das doses da vacina - cerca de 30 mil - serão entregues ao município na próxima quarta-feira (dia 13). “Inicialmente a campanha estava prevista para começar no dia 30, mas diante do repasse antecipado das doses nós já vamos vacinar o público alvo. Não podemos perder tempo na imunização, ainda mais com o aumento de casos de H1N1 por todo o país”, afirma o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.


Na próxima semana, na quinta e sexta-feira (dias 14 e 15) a Secretaria vai promover a capacitação das equipes de vacinação e a distribuição das vacinas nas unidades.


O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza explica que o público alvo da campanha são as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas, mediante prescrição médica. Em Uberaba o público alvo da vacina totaliza 73.150 pessoas. O Ministério da Saúde preconiza que devem ser vacinados 80% do público alvo, ou seja, 58.520 pessoas. “Nossa expectativa é atingir 100% deste público durante a campanha”, comenta Túlio Cury.


A vacinação será realizada nas 35 unidades básicas de saúde, no horário das 8h às 16h. O secretário alerta que a prevenção continua sendo fundamental para controlar a gripe, inclusive a H1N1. Entre as principais recomendações estão: medidas de higiene como lavar bem as mãos com água e sabão, com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos); evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar