WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/04/2016 - Seminário debate nova metodologia de diagnóstico da tuberculose

O Seminário sobre a “Implantação de nova metodologia de diagnóstico de tuberculose e da estratégia de identificação de casos suspeitos” vai reunir os profissionais de saúde de Uberaba nesta sexta-feira (08). O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e acontece das 13h às 17h, no anfiteatro do Centro Educacional e Administrativo da UFTM.


O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, explica que o seminário é voltado para os profissionais que atuam com a doença, como os médicos, enfermeiros, biomédicos, pesquisadores da área e comunidade acadêmica, e vai justamente debater esta nova metodologia. “Hoje nós utilizamos um exame mais sensível para diagnosticar a doença, com um teste por meio da biologia molecular”, comenta. Uberaba foi uma das cidades contempladas com o aparelho que realiza o teste e hoje atende mais quatro regionais: Uberlândia, Unaí, Patos de Minas e Ituiutaba. O aparelho tem capacidade para realizar até 16 exames por dia.


A programação do seminário conta com palestras da farmacêutica bioquímica do Laboratório Macro Regional de Uberaba, Janaína dos Santos Machado Lacerda, da especialista em Gestão da Clínica na Atenção Primária da Superintendência Regional de Saúde, Maria Ângela dos Santos Pereira, e da referência técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Patrícia Borges Dias Alexandre. O evento será fechado com uma mesa redonda com o tema “Operacionalização para o diagnóstico e tratamento da tuberculose nos serviços de saúde”, com moderação da professora da UFTM, Sybelle de Souza Castro.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail tbseminario2016@gmail.com, informando o nome, CPF e número de telefone, ou no próprio local do evento. As vagas são limitadas em 140. O seminário marca as comemorações em Uberaba do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data celebrada oficialmente no dia 24 de março.
 
Doença - A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença. Em Uberaba foram registrados 92 casos confirmados em 2015 e neste ano o município contabilizou oito pacientes com a doença até o momento. A doença tem cura e o tratamento está disponível na rede pública de saúde.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar