WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/11/2009 - Começa a I Semana de Prevenção ao Diabetes

Secretaria Municipal de Saúde, através do Hiperdia, programa que atende os portadores de hipertensão e diabetes, realizou nesta segunda-feira (09) o lançamento da I Semana de Prevenção ao Diabetes, na Unidade de Saúde Professor Eurico Vilela, que neste ano tem como slogan “Diabetes: Educar para prevenir”. Essa iniciativa faz parte da celebração ao Dia Mundial do Diabetes (14/11), e tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da doença. Durante todo o dia, várias pessoas participaram das ações desenvolvidas na unidade como as orientações, aferições de pressão e os testes de glicemia.

Nesta semana, o Hiperdia estará intensificando ainda mais as suas ações em relação ao diabetes. Segundo a coordenadora do programa, Gabriela Vizzoto Gomes, entre os dias 10 e 12 de novembro, todas as pessoas poderão participar da ação estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde, no Eurico Vilela, ou na unidade de saúde mais próxima de sua residência. Na sequência da programação, a Secretaria de Saúde e o Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba receberão as atividades dos profissionais do Programa Hiperdia, no dia 13 (sexta-feira), das 8h às 17h. No dia 14, as ações estarão concentradas na Praça Rui Barbosa, das 8h às 12h, junto com a Liga Acadêmica Nefrovida da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

O encerramento das ações acontecerá na Praça da Abadia, no dia 15, das 8h às 12h. “É importante que todos participem, pois o nosso objetivo é encaminhar o maior número de pessoas às unidades de Atenção Básica, para que elas sejam acompanhadas nos grupos do Hiperdia”. O site da campanha da International Diabetes Federation – IDF e da Sociedade Brasileira de Diabetes, mostra que o número de doentes com o diabetes tipo 2 já supera os 250 milhões de pessoas em todo o mundo. Em relação ao tipo 1, não foi possível apresentar dados estatísticos, mas mesmo assim, de acordo com a IDF, a cada ano aumentam os casos no mundo. Além disso, é estimado que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. Em países em desenvolvimento, essa estimativa chega a 80%.

Tipos de Diabetes - O TIPO 1 é uma doença auto-imune, onde as células do sistema imunológico agridem as células produtoras de insulina destruindo-as. O resultado é a diminuição ou a interrupção da produção de insulina. As pessoas com este tipo de diabetes precisam aplicar injeções diárias de insulina, para controlar a doença, que em geral se inicia na infância ou na adolescência. Já o TIPO 2 ocorre geralmente entre os adultos, atingindo cerca de 80% e 90% dos diabéticos. Neste tipo de diabetes a produção de insulina pelo pâncreas é normal, mas os tecidos do corpo se tornam resistentes à ação da insulina, impedindo a absorção da glicose pelo organismo, provocando a elevação da taxa de açúcar na corrente sanguínea.

Curiosidade - Uma das iniciativas adotadas pela IDF, em 2007, foi iluminar de azul os mais importantes monumentos, prédios e pontos turísticos do mundo. Assim como o Projeto do Outubro Rosa, esta é uma forma de chamar a atenção da população para a causa. Diversos lugares do país aderiram ao movimento, no Rio de Janeiro e Bahia, por exemplo, iluminaram seus cartões postais: Cristo Redentor e o Elevador Lacerda.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar