WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

02/04/2016 - Primeiro LIRAa de 2016 será realizado na próxima semana

Trabalho começa na segunda-feira e envolve 200 agentes de endemias
 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, realiza a partir de segunda-feira (dia 04) o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. O trabalho acontece seguindo as diretrizes do governo estadual e deve ser finalizado na sexta-feira (dia 08). O levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns.


“O LIRAa nos mostra como está a infestação no município e é uma ferramenta para nortear algumas ações específicas, como por exemplo locais para a realização de mutirões, fumacê, bloqueio, entre outras”, explica o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.

O diretor de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, explica que 200 agentes estarão atuando no mapeamento do LIRAa, sendo que o município foi dividido em 14 estratos. “Conforme determinado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, cada município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em Uberaba temos 14 grupos, ou estratos como também são conhecidos, sendo que em cada um são pesquisados 450 imóveis”, revela Barbosa.

No LIRAa, os bairros que apresentam índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% estão em situação de alerta; e superiores a 4% estão com risco de surto de dengue. Normalmente, o LIRAa é realizado três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro, conforme estabelece o Programa Nacional de Controle da Dengue. No entanto, em 2016 o levantamento não foi realizado em janeiro, seguindo orientação do governo estadual para que os agentes de endemias permanecessem no trabalho de visitas domiciliares.
 
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar