WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/03/2016 - Mutirões já retiraram 261 caminhões de lixo e materiais inservíveis em Uberaba

Trabalho percorreu 13 bairros com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti
 
Balanço dos mutirões de limpeza e do SaiZika aponta que já foram retirados 261 caminhões de lixo, entulhos e materiais inservíveis de 13 bairros de Uberaba. A ação da Prefeitura Municipal acontece para eliminar os possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. “Desde o início do ano estamos promovendo mutirões de limpeza nos bairros que apresentam maior número de notificações, e há um mês somos parceiros na realização do mutirão SaiZika que tem feito uma limpeza geral nos bairros por onde passa”, comenta o secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury.


O mutirão SaiZika é promovido pelas secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos, com o apoio do Ministério Público, da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e da Limpebras Engenharia Ambiental, e utiliza maquinários, incluindo pá carregadeira, veículos e ainda o trabalho dos agentes para a limpeza de terrenos e áreas que estejam em situação de risco para a proliferação do Aedes aegypti. O diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, explica que este mutirão permanece em cada bairro o tempo que for necessário para a realização da limpeza completa.


O primeiro bairro a receber o mutirão SaiZika foi o Parque das Américas, de onde foram retirados 30 caminhões. A partir do dia 1º de março a ação aconteceu no bairro de Lourdes, com a eliminação de 90 caminhões de lixo. Na sequência, a limpeza foi feita no Residencial 2000 com a retirada de 40 caminhões, e seguiu para a região dos bairros Gameleiras, Valim de Melo I e II e Chica Ferreira, de onde já saíram cerca de 60 caminhões com materiais inservíveis. “Nossa previsão é terminar esta região na próxima semana e depois seguir para o bairro Boa Vista”, enfatiza Barbosa.


Já nos mutirões de limpeza, promovidos pelo Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, também em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, os agentes de endemias passam nos bairros e recolhem todo material que possa acumular água nas residências. “Neste trabalho precisamos muito da colaboração da população para deixar separado o material que será descartado”, alerta o diretor. Esta ação percorreu 09 bairros e retirou um total de 41 caminhões de lixo. São eles: Parque das Américas, Costa Telles I, Cartafina, Costa Telles, Vila São Vicente, Residencial 2000, Santa Marta, Valim de Melo II e Vila Bela Vista.


Os próximos mutirões de limpeza estão programados para os dias 08 de abril, no Alfredo Freire I, e 09 de abril nos bairros Alfredo Freire II, III e IV. “Nós estamos fazendo o nosso trabalho e limpando a cidade, mas se não tivermos a colaboração da população o lixo volta e o risco das doenças transmitidas pelo mosquito também”, conclui Túlio Cury, lembrando que Uberaba dobrou o número de agentes e hoje conta com 500 servidores no trabalho de visitas domiciliares.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar