WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/03/2016 - Seminário marca comemorações do dia mundial de combate à tuberculose

Um seminário voltado para os profissionais de saúde, programado para o dia 08 de abril, vai marcar as comemorações em Uberaba do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data celebrada oficialmente nesta quinta-feira (24). O evento será promovido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e terá como tema a “Implantação de nova metodologia de diagnóstico de tuberculose e da estratégia de identificação de casos suspeitos”.

“Neste ano programamos um evento para os profissionais que atuam com a doença, como os médicos, enfermeiros, biomédicos, pesquisadores da área e comunidade acadêmica”, comenta o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza. Ele ressalta que a tuberculose é uma doença que tem cura e o tratamento está disponível na rede pública de saúde. Em Uberaba foram registrados 92 casos confirmados em 2015 e neste ano o município contabilizou oito pacientes com a doença até o momento.

Os palestrantes do seminário serão a farmacêutica bioquímica do Laboratório Macro Regional de Uberaba, Janaína dos Santos Machado Lacerda, a representante da Superintendência Regional de Saúde, Ângela Maria dos Santos Pereira, e a referência técnica do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria M. de Saúde, Patrícia Borges Dias Alexandre.

O seminário está programado para o dia 08 de abril, das 13h às 17h, no anfiteatro do Centro Educacional e Administrativo da UFTM. As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail tbseminario2016@gmail.com, informando o nome, CPF e número de telefone. Serão oferecidas 140 vagas.

Doença - A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.

Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar