WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/03/2016 - UBS's estão aptas a atender pacientes com suspeita de dengue

UPAs devem ser procuradas apenas para casos de urgência e emergência. O atendimento nas Unidades de Saúde nos bairros tende a ser mais rápido.
 
Os pacientes que apresentam os sintomas clássicos de dengue, como febre, dor no corpo e dor de cabeça, devem procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua residência. A orientação é do secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury. “Colocamos nossas unidades de saúde preparadas e com total capacidade para atender a esta demanda, que está lotando as Unidades de Pronto Atendimento”, explica. Ele se refere ao fato de muitos pacientes procurarem as UPA´s ao invés de buscarem atendimento no próprio bairro. “As UPA´s estão sobrecarregadas e percebemos que muitos pacientes poderiam ser tratados nas unidades básicas, com mais agilidade, e deixando o pronto-atendimento para os casos mais urgentes”, comenta.


Uberaba conta hoje com 35 unidades de saúde para este atendimento. Deste total, cinco Unidades Matriciais funcionam até às 22h (bairros Abadia, Boa Vista, Valim de Melo, Volta Grande e de Lourdes). “Os pacientes chegam à unidade e recebem o acolhimento da nossa equipe de enfermagem e são direcionados, se for o caso, para atendimento médico, hidratação, medicação e coleta de exame”, explica a diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teles.


O secretário alerta que aqueles pacientes que apresentem quadro mais grave da doença devem ir até uma UPA. “A partir do acolhimento, as unidades também encaminham os pacientes com sintomas mais graves para as UPA´s. Os outros casos recebem tratamento no próprio local”, conclui.
 
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar