WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/03/2016 - Mutirão SaiZika chega ao bairro Gameleiras

Trabalho foi encerrado no bairro de Lourdes nesta quinta-feira
 
O bairro Gameleiras é o próximo a receber a equipe do Mutirão SaiZika, a partir desta sexta-feira (11). A ação, promovida pelas secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos, utiliza maquinários, veículos e ainda o trabalho dos agentes para a limpeza de terrenos e áreas que estejam em situação de risco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, explica que o direcionamento do mutirão para a região do Gameleiras é uma das medidas adotadas pelo governo municipal nesta semana diante da confirmação de quatro casos positivos para zika vírus em gestantes na cidade. “Dois casos foram registrados justamente neste bairro, e agora estamos concentrando nossos esforços para prevenir que outros moradores possam ter a doença”, comenta.

Paralelamente ao mutirão SaiZika, as visitas domiciliares também foram intensificadas na região dos bairros Gameleiras e Valim de Melo. O diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, destaca que nesta quinta-feira (10) cerca de 250 agentes de endemias foram encaminhados para fazer o trabalho de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti nesta localidade. “Até sábado os agentes estarão nestes bairros fazendo as visitas. Pedimos a colaboração da população para que recebam nossos agentes e separem qualquer recipiente que possa acumular água e que pode ser eliminado”, completa. Segundo ele, as máquinas do mutirão permanecerão no bairro o tempo que for necessário para a limpeza.
 
Balanço - Nesta quinta-feira foi finalizado o trabalho no bairro de Lourdes, o primeiro a receber o mutirão SaiZika. “Ficamos aqui pouco mais de uma semana e o saldo foi positivo com 90 caminhões de lixo retirados”, explica Barbosa. A ação tem a parceria do Ministério Público, da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e da Limpebras Engenharia Ambiental.


O secretário Túlio Cury ressalta que a participação da comunidade é fundamental nas ações de prevenção e combate à dengue, chikungunya e zika vírus. “A Prefeitura tem feito a sua parte, mas o cidadão precisa colaborar. Hoje as doenças do Aedes aegypti se tornaram uma preocupação mundial. Cada um deve tirar alguns minutos por semana para verificar a sua casa e o seu quintal”, conclui.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar