WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

02/03/2016 - Mega Mutirão SaiZika atua no bairro de Lourdes

MP endurece jogo e garante que atuará firme para ajudar no combate ao mosquito
 
Na manhã desta terça-feira (1), aproximadamente 200 agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deram início ao Mutirão SaiZika, organizado por meio de parceria entre a SMS e a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). O primeiro encontro do projeto deu-se na praça da Independência, no bairro de Lourdes. O mutirão é resultado da articulação das duas secretarias municipais, que uniram forças com o Ministério Público (MP), a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e a Limpebras Engenharia Ambiental.


Estiveram presentes, para a inauguração do projeto, o secretário de Serviços Urbanos, Antônio Sebastião de Oliveira, o diretor do departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, e o promotor Carlos Valera. A participação do Ministério Público nas atividades municipais de combate ao mosquito Aedes aegypti é um dos diferenciais do mutirão SaiZika. “Sozinho, o poder público não consegue fazer todo o trabalho de contenção do mosquito. O Ministério Público está presente para ajudar os municípios nessa luta”, afirma o promotor.


Segundo Carlos Valera, o MP passará a atuar de forma mais severa em relação à resistência de moradores que impedem o trabalho dos agentes de combate a endemias. “Estudamos, se for necessário, a possibilidade de abrir processos criminais contra essas pessoas, já que elas se responsabilizam pelo risco gerado para a saúde pública”, enfatizou.


De acordo com o diretor do departamento de Zoonoses, o mutirão consiste no uso de agentes, maquinários e veículos para limpeza de terrenos e áreas públicas e particulares que representem potenciais focos do mosquito.


“As ações estão planejadas para todo o mês de março. Neste primeiro momento, abordaremos os bairros com maior incidência de dengue, como o Lourdes e o Residencial 2000. O risco para a ocorrência de epidemias é real e depende de cada um impedir que isso aconteça”, pontua Antônio Carlos.


O secretário de Serviços Urbanos, Antônio Sebastião de Oliveira acredita que com a união de forças e de trabalho o combate ao Aedes aegypti  terá muito sucesso. Também ressalta o programa #multiação80 que continua atuando nos bairros da cidade com serviços de limpeza, capina, poda de árvores e a operação tapa-buraco. Os setores continuam sendo trabalhados e equipe diariamente está nas ruas com 17 caminhões, 12 outros equipamentos pesados e 160 trabalhadores.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)


Acesse: www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar