WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/02/2016 - Vigilância Sanitária promove fiscalização de pescados e produtos relacionados à quaresma

Trabalho começou nesta semana e envolve quatro equipes de fiscais
 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, deu início esta semana à fiscalização de produtos relacionados ao período da quaresma, com destaque para os pescados. O trabalho acontece em supermercados, peixarias, açougues e também será estendido para as feiras livres de Uberaba. “Vamos fiscalizar no mínimo 80 locais por mês com esta finalidade”, explica a diretora Patrícia Vanessa Vieira de Matos.


A ação é desenvolvida por quatro equipes de fiscais que verificam se o estabelecimento tem alvará sanitário válido, a procedência do produto, as condições de armazenamento como, por exemplo, a temperatura correta, como é realizado o transporte do produto, entre outros aspectos. “Avaliamos se o produto está apropriado para o consumo humano”, completa Matos. A higiene e limpeza geral do ambiente, assim como o uso de uniforme, também são observados pelos fiscais. Segundo a diretora, neste momento a fiscalização está intensificada para os pescados, mas outros produtos que já estão disponíveis nos estabelecimentos, como os ovos de páscoa, também são avaliados.


No momento da compra, a Vigilância Sanitária orienta que os consumidores observem se o estabelecimento tem o alvará sanitário fixado em local visível. Em relação aos pescados, o bacalhau pode ser armazenado na temperatura ambiente, de refrigeração ou mesmo congelado. No caso do comércio ambulante, o peixe pode estar acondicionado no gelo, desde que esteja coberto por ele. Todos os pescados devem ter procedência comprovada e constar a data de validade.


De acordo com a diretora de Vigilância Sanitária, no caso de verificação de produto impróprio para consumo humano é feita a imediata apreensão e inutilização do mesmo. Os estabelecimentos que não atenderem às normas serão notificados para se adequarem dentro do prazo estabelecido, sendo que em caso de reincidência a multa será aplicada. Em caso de suspeita de irregularidade os consumidores podem comunicar a Vigilância Sanitária pelo telefone 3331-2737.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar