WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

19/02/2016 - Defesa Civil alerta população para combate ao mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) oferece, por meio da Defesa Civil de Uberaba, conselhos e ideias para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, entre outras doenças, o Aedes aegypti.


Para o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli dos Reis, é de extrema importância a conscientização e participação ativa da população no sentido de eliminar potenciais focos de reprodução do mosquito.


“Encaminhamos todas as demandas que chegam até nós para o departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde. A Defesa Civil dispõe-se a monitorar casos relatados por moradores, mas cabe principalmente à população estar atenta e vigiar suas próprias residências”, aponta Evaldo.


A equipe da Defesa Civil reúne uma série de medidas eficazes no sentido de limitar a disseminação de doenças como a dengue. Pneus abandonados têm uma grande tendência para acumular água parada, por exemplo. A solução encontrada, além do descarte desses pneus, é fazer furos que permitam o escoamento.


É importante não deixar acumular água em nenhum local. Calhas, lajes, vasilhas em vasos de plantas, entre outros objetos, são todos propensos para a aglomeração de água parada, que representa um ponto ideal para a reprodução do Aedes aegypti.


Outra dica é remover folhas, galhos e outros objetos que possam impedir a circulação correta de água em equipamentos como calhas. Caixas de água, poços artesianos e outros tipos de reservatórios precisam ser limpos com frequência e mantidos vedados.


A água em vasilhas para animais de estimação deve ser trocada pelo menos uma vez por dia. Piscinas devem sempre receber tratamento com cloro na quantidade adequada e, em caso de não utilização, esvaziadas e permanecer sempre secas.


Uma dica rápida é guardar garrafas e outros reservatórios de água de cabeça para baixo, para evitar qualquer acumulação de água. Latas de lixo devem estar sempre fechadas e terrenos na cidade não devem ser usados para descarte.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

Acesse: www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar