WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/11/2009 - SMS promove I Semana de Prevenção ao Diabetes

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Hiperdia, programa que atende os portadores de hipertensão e diabetes, realizará a I Semana de Prevenção ao Diabetes, entre os dias 09 e 15 de novembro. Uma iniciativa que atende a comemoração ao Dia Mundial do Diabetes (14/11), e que neste ano tem como tema: “Diabetes: Educar para prevenir”. De acordo com a coordenadora do Programa Hiperdia, Gabriela Vizzoto Gomes, o objetivo do evento está em despertar na população uma atenção para esta doença que é silenciosa. “Trabalhamos o ano inteiro na conscientização das pessoas para que elas façam o exame glicêmico.

Esta semana é muito importante para nós, porque intensificamos ainda mais a orientação e busca ativa para detectar pessoas portadoras da doença. O nosso objetivo é encaminhá-las às unidades de Atenção Básica, para que sejam acompanhadas nos grupos do Hiperdia”, destaca a coordenadora. Nos anos anteriores, a comemoração era realizada em apenas um dia. Porém com o aumento de cadastros no programa a coordenação do evento propôs a realização durante toda a semana. “A estratégia é atingir o maior número de pessoas. Inclusive, vamos trabalhar nos finais de semana para esta finalidade de mobilização”, explica Gabriela.

Na segunda-feira (09/11) acontecerá a abertura oficial na Unidade de Saúde Professor Eurico Vilela, a partir das 8h. Durante a cerimônia, a equipe do Hiperdia realizará atividades de conscientização, aferição de pressão e de teste de glicemia. Neste dia, das 13h às 18h, ocorrerá um curso de Capacitação Sobre Diabetes e Protocolo de Insulina Glargina, voltado para os médicos e enfermeiros do município de Uberaba e região. O curso será promovido pelos técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Do dia 10 ao 12/11 o trabalho permanecerá na Unidade de Saúde.

Já no dia 13/11, das 8h às 17h, a Secretaria de Saúde e o Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba receberão as atividades dos profissionais do Programa Hiperdia. No dia 14/11, as ações estarão na Praça Rui Barbosa, das 8h às 12h, com a parceira da Liga Acadêmica Nefrovida da Universidade Feral do Triângulo Mineiro. Já no dia 15/11, o encerramento das ações acontecerá na Praça da Abadia, das 8h às 12h. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde estão cadastradas no programa 29.603 pessoas, correspondendo a 10,29% da população de Uberaba (287.760/IBGE).

Na amostragem de cidades com população acima de 200 mil habitantes, Uberaba está na segunda posição do ranking nacional em cadastramento e monitoramento do Hiperdia, atrás de Ipatinga, que apresenta 12,44% da população inscrita no programa.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar