WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/02/2016 - “Farmácia da Gente” entregou mais de 270 mil itens de medicamentos na zona rural em um ano

Projeto da Secretaria de Saúde leva medicamentos da Farmácia Básica até as comunidades rurais

Ao completar um ano de funcionamento, o projeto “Farmácia da Gente”, da Secretaria Municipal de Saúde, contabiliza um total de 275.699 itens de medicamentos entregues na zona rural de Uberaba. “Implantamos este projeto justamente para levar mais saúde e qualidade de vida para os moradores das comunidades rurais. Os números mostram que este é um dos motivos de orgulho da nossa administração”, afirma o prefeito Paulo Piau.

O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, enfatiza que o projeto é uma das prioridades dentro da Secretaria e o resultado mostra que está atingindo o seu objetivo, de levar mais um atendimento na área da saúde na própria comunidade. “Nós valorizamos a prevenção. Se o morador da zona rural toma a medicação de forma correta, isso vai evitar que a sua doença se agrave”, comenta. Em um ano de trabalho já foram realizados cerca de cinco mil atendimentos na zona rural.

O projeto leva os medicamentos da Farmácia Básica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem em oito comunidades rurais e três assentamentos. A equipe – composta de farmacêutico, técnico de farmácia e motorista - segue uma escala de trabalho e vai à comunidade no mesmo dia em que são feitas as consultas médicas, assim os moradores já tem o atendimento completo. A diretora do Departamento de Assistência em Farmácia, Ana Vera Abdanur, explica que os medicamentos são retirados mediante receituário médico.

“Antes estes moradores precisavam se deslocar até a cidade para buscar o seu medicamento nas Farmácias Básicas e muitos acabavam abandonando o tratamento, ocasionando a piora do quadro clínico. Hoje isso não acontece mais”, ressalta Abdanur. O projeto foi implantado em fevereiro do ano passado. Em um único mês, em janeiro de 2016, foram dispensados 57.472 itens de medicamentos, sendo que cada comprimido é considerado um item.

O projeto “Farmácia da Gente” atende às comunidades rurais da Baixa, Borgico, Calcário, Capelinha, Peirópolis, Ponte Alta, Santa Rosa e São Basílio, e ainda os assentamentos Cedro, Dandara e Palestina.

 

Juliana Fidelis

Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar