WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/02/2016 - Carnaval da Saúde Mental abre folia em Uberaba nesta sexta-feira

Bloco formado por todos os CAPS é aberto à comunidade e trabalha a inclusão dos pacientes na sociedade
 
Seguindo a tradição, o Bloco da Saúde Mental vai abrir o carnaval em Uberaba com uma grande festa na região central nesta sexta-feira (05). A folia vai reunir os pacientes e funcionários dos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): CAPS Maria Boneca, CAPS Dr. Inácio Ferreira, CAPS AD – Álcool e Outras Drogas e CRIA – Infância e Adolescência. A concentração será a partir das 9h, em frente ao CAPS Maria Boneca, na rua Capitão Domingos, 418 – Bairro Abadia. Os participantes serão acompanhados por carro de som pelas ruas do centro até a praça Rui Barbosa, passando no trajeto pela lateral do Mercado Municipal, Igreja Santa Rita, Biblioteca Pública e calçadão da rua Arthur Machado. A expectativa é reunir um público de 400 foliões.

“A tradição começou há mais de 10 anos com o Bloco Maria Boneca, organizado pelo serviço filantrópico e também prestador de serviço da Secretaria, o CAPS Maria Boneca. Há cinco anos a rede de Saúde Mental se integrou ao movimento e desde então a abertura do carnaval na cidade é feita com o Bloco da Saúde Mental”, explica o diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Marçal. Ele destaca que a ação, inclusive, está inserida no calendário do carnaval do município como evento oficial do período.

A festa é aberta a toda comunidade. “A ação busca mostrar a alegria de viver e potencial dos usuários, apesar das histórias particulares muitas vezes permeadas de sofrimento. O evento insere os pacientes na maior festa popular do Brasil, e colabora com o processo de inclusão social”, enfatiza Marçal.

Neste ano, o enredo será "Enquanto lá é lama, aqui floresce: a Reforma Psiquiátrica está viva". Durante a preparação para o carnaval, os usuários dos CAPS trabalharam temáticas relacionadas ao meio ambiente, à responsabilidade humana e aos desastres naturais. Os pacientes vão desfilar pelas ruas utilizando adereços e vão distribuir flores. O encerramento da festa será na Praça Rui Barbosa. O evento tem a parceria da Fundação Cultural, UFTM, UNIUBE, SUPAM, entre outros órgãos.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar