WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

02/02/2016 - Médicos das redes pública e privada recebem orientações com foco no manejo clínico da dengue, chikungunya e zika vírus

Médicos das redes pública e privada recebem orientações com foco no manejo clínico da dengue, chikungunya e zika vírus
 

Grupo de acompanhamento das ações emergenciais ministrou palestras na tarde desta segunda-feira

 Médicos que atuam no município atenderam ao convite da Prefeitura de Uberaba e participaram de um ciclo de palestras técnicas relacionadas às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti na tarde desta segunda-feira (01). “Não queremos ter nenhum óbito por dengue neste ano, por isso o foco neste momento é com o manejo clínico”, disse o secretário Marco Túlio Azevedo Cury. Na abertura do evento ele destacou que a Secretaria de Saúde iniciou diversas ações de prevenção no ano passado, e ainda em setembro já realizou a primeira capacitação dos agentes de saúde para atuarem no combate à dengue, febre chikungunya e zika vírus. “Nós já tivemos diversas reuniões e treinamentos com o pessoal de campo, agora estamos cuidando da assistência aos pacientes”, revelou.
Segundo Túlio Cury, a previsão é que “a epidemia de dengue vai se alastrar em todo o Brasil”. Ainda na abertura, o prefeito Paulo Piau destacou que “ou a gente faz o nosso dever de casa ou a gente vai correr um risco”. Piau enfatizou que o cidadão não tem o direito de fazer um criadouro do mosquito em sua casa, lembrando que a Prefeitura vai, sim, multar se for o caso.
As palestras técnicas foram conduzidas pelos médicos especialistas que compõem o grupo de acompanhamento das ações emergenciais de manejo clínico da Secretaria de Saúde, Dra. Danielle Borges Maciel, Dra. Fabiana Prado Nogueira, Dr. Alexandre Leão Marim e Dra. Adriana Aveiro Ventura. “Hoje é uma oportunidade para repassarmos todas as orientações, os protocolos do Ministério da Saúde e do governo estadual e estabelecermos o nosso fluxograma de trabalho”, explica a infectologista Dra. Danielle Maciel.
Entre os temas abordados estão o histórico da dengue, modo de transmissão e diagnóstico etiológico e clínico das três doenças, manejo da dengue nos grupos A, B, C e D, abordagem clínica e laboratorial, diagnóstico clínico e manejo da febre chikungunya, zika e microcefalia, perspectivas de vacinas, entre outros.
O grupo de acompanhamento faz reuniões semanais na sede da Secretaria de Saúde e define estratégias para o planejamento, atendimento e interferência de ações no manejo e fluxo das doenças relacionadas ao Aedes aegypti.
 
Juliana Fidelis (01/02/2016)
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar