WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Zoonoses

05/11/2009 - Departamento de Controle de Zoonoses apresenta balanço das ações de enfrentamento à dengue

O Departamento de Controle de Zoonoses apresentou nesta quarta-feira (04), o balanço geral de todas as ações desenvolvidas na cidade em relação ao controle da dengue, no período de 01 de janeiro a 23 de outubro. De acordo com os dados do departamento, as visitas de rotina dos Agentes de Saúde de Combate à Endemias, que tem o objetivo de eliminar e tratar todos os possíveis criadouros do mosquito, está no quinto ciclo. Até agora foram contabilizados 498.557 visitas em todos os tipos de imóveis existentes no município de Uberaba (residências, prédios, terrenos baldios, construções, entre outras edificações).

Destaque também para as diversas ações para diminuir os imóveis pendentes (casas fechadas), como as adequações nos avisos e agendamentos junto aos moradores e imobiliárias, que resultou no índice de 13,39% de pendências. Já nos 142 pontos estratégicos da cidade (ferros velhos, grandes borracharias, cemitérios, chafarizes, clubes desativados, e outros), onde o trabalho é feito quinzenalmente, as duas equipes já realizaram 19 ciclos completos. No item saneamento ambiental (conjunto de medidas que busca preservar ou alterar as condições do meio ambiente, visando prevenir as doenças), foram fabricadas 642 tampas de caixas d’água e vedadas 684. Além disso, foram coletadas 59.529 unidades de pneus, que resultou em 691.072,0 kg e 2.729 atendimentos, na sua maioria, nas borracharias da cidade.

O diretor do Departamento, André Luis Ribeiro, lembrou que as visitas às borracharias também são realizadas quinzenalmente e o destino é o Eco ponto, local de acondicionamento dos pneus recolhidos na cidade. Desde a sua entrada até a saída, todos eles são tratados com larvicida e adulticida, e a retirada é constantemente efetuada pela Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos – ANIP. Nos mutirões de limpeza realizados no período de 27/01 a 29/05 deste ano, foram visitados 54.059 imóveis, retirando 216,5 caminhões de criadouros de mosquito. Também foram registrados 1.944 atendimentos, solicitados através dos telefones do Departamento de Controle de Zoonoses e pelo “Fala Cidadão” da Prefeitura Municipal.

E as ações de educação em saúde e de mobilização social atingiram a marca de 762 ações entre palestras, stands, reuniões técnicas, panfletagens, oficinas, visitas domiciliares, teatro de fantoches e capacitações. Já o Índice de Levantamento Rápido do Aedes aegypit (LIRAa) realizado em outubro, apontou um nível médio de infestação predial de 0,97%, ou seja, quase 1%, limite considerado tolerável pelo Ministério da Saúde. Em 2008, no mesmo período o índice ficou em 0,50%. O Diretor de Vigilância em Saúde, Cleuber Franco Borges, explicou que este resultado teve um aumento por causa da antecipação das chuvas e da elevação da temperatura, o que favorece a proliferação do mosquito. Dos focos encontrados neste levantamento, 27,4% estavam em depósitos móveis (vasos e pratos, frascos com plantas e bebedouros de animais) e 25,8% nos lixos e resíduos sólidos.

E os bairros com maior número de infestação do mosquito transmissor da doença no mês de outubro, foram o Parque São Geraldo, Abadia, Cidade Jardim e Leblon. Atualmente foram confirmados 167 casos, desses 164 contraídos na cidade de Uberaba e 03 casos importados de outros municípios. No registro conta também, um caso de dengue hemorrágica que evoluiu para cura.

 
 
 

Outras Notícias: Zoonoses



Voltar