WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

21/01/2016 - Defesa Civil destaca cuidados a serem tomados no período de chuva

A Defesa Civil de Uberaba divulga um alerta para que a população tome certos cuidados durante chuvas fortes e tempestades.  O coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Evaldo Faquineli, destaca que prejuízos causados por chuvas e ventos fortes podem ser amenizados se a população seguir as dicas da defesa civil, independente de morarem em áreas de risco ou não.
Evaldo aponta que, documentos, objetos de valor, material escolar e cartão de vacinação, devem sempre ser armazenados em saco plástico bem fechado e mantidos em lugar alto e seguro. Os aparelhos elétricos devem ser desconectados da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos. O lixo deve ser colocado na rua nos dias e horários corretos, havendo possibilidade de chuvas fortes, retire o lixo. “O lixo que deixamos na rua entope os bueiros e bocas de lobo, favorecendo os alagamentos”, aponta Evaldo.
 
Os animais de estimação devem ser mantidos em local seguro. Em caso de chuva forte, quem está de carro deve imediatamente reduzir a velocidade do veículo. Também é recomendável que o motorista não passe por locais alagados onde não se pode ver a rua. Em casos extremos, quando é preciso atravessar um trecho alagado, mantenha o carro acelerado e não troque de marcha.

As crianças não devem brincar em enxurradas ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças graves, como hepatite e leptospirose. Áreas com alagamentos, enchentes e transbordamento de esgotos e rios, normalmente possuem diversos vírus e bactérias nocivos à saúde humana.

A leptospirose, por exemplo, pode ocorrer após o contato da pele com urina de ratos contaminados, a bactéria penetra no organismo causando sintomas como febre, dores de cabeça e nos músculos e náuseas. Quando não diagnosticada com antecedência, a doença pode levar a morte.

Assim como a leptospirose, outras doenças podem se manifestar após o contato com águas contaminadas como a Hepatite A, diarreia e Febre Tifoide, causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais.

Os moradores devem ficar atentos ainda a sinais de trincas e rachaduras nas paredes da residência e devem sempre acionar a Defesa Civil para uma avaliação, ficando fora da residência até ser considerada segura. Caso perceba também que árvores, poste e muros estejam se inclinando é necessário que a área seja desocupada o mais rápido possível.
 
Vale ressaltar que pés de bananeiras não devem ser plantados nos taludes, que são os barrancos, pois elas acumulam muita água aumentando o risco de deslizamento. Em caso de emergência entre em contato com a Policia Militar pelo 190, Corpo de Bombeiros pelo 193, e com a Defesa Civil pelo 199.
 
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU – 20.01.2016
Acesse: www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar