WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/01/2016 - Visitas domiciliares e fumacê vão acontecer também aos sábados

Visitas domiciliares e fumacê vão acontecer também aos sábados
 300 agentes estarão nas ruas no fim de semana para o trabalho de eliminação dos possíveis criadouros do mosquito

          A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando o trabalho de prevenção e combate ao mosquito aedes aegpyti e a partir deste fim de semana também vai promover ações aos sábados. “Estamos passando por um mês muito chuvoso, mas que tem períodos de sol. Ou seja, cenário ideal para a proliferação do mosquito. Entendemos que esta é a fase mais crítica do ano, por isso é o momento de concentrar nossas forças e trabalhar de forma intensa”, destaca o prefeito Paulo Piau. Segundo o prefeito, não vão faltar recursos para as ações preventivas, prova disso é a liberação do pagamento de horas extras para o trabalho dos agentes também aos sábados.
         O secretário Marco Túlio Azevedo Cury explica que a partir deste sábado (23) cerca de 300 agentes de endemias e saúde estarão nas ruas no horário das 7h às 13h para as visitações domiciliares. Além disso, durante a semana o trabalho está acontecendo até às 18h com a presença de 500 agentes. “Estamos seguindo a indicação dos governos federal e estadual de visitar 100% dos imóveis até o final do mês e a nossa expectativa é conseguir cumprir esta meta”, afirma Túlio Cury.
         O diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, comenta que o trabalho aos finais de semana vai auxiliar para a entrada naquelas residências em que não fica nenhum morador durante a semana. “Mas ainda assim precisamos da participação da população. Infelizmente temos muitos registros de pessoas que estão no imóvel, mas não abrem para os nossos agentes. A visita domiciliar é primordial no combate ao mosquito”, explica Rannieri, lembrando que o último LIRAa revelou que 40,4% dos criadouros estão em vasos de plantas e bebedouros de animais, ou seja, dentro das residências.
         De acordo com a programação do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, a visitação aos sábados ocorrerá em diversos pontos da cidade. “Como os agentes de saúde trabalham no próprio bairro de atuação, várias regiões receberão as visitas”, explica o diretor Antônio Carlos Barbosa. Ele enfatiza que outra ação para intensificação do trabalho será a circulação das motofogs também aos sábados. Neste fim de semana, o fumacê estará nos bairros Alfredo Freire e Parque São Geraldo, das 6h às 8h. “O motofog aos sábados é importante neste momento em que a incidência da doença é maior. Nós priorizamos os bairros que apresentam casos notificados”, finaliza Barbosa. De segunda a sexta-feira as motofogs estão circulando em dois períodos, das 6h às 8h e das 17h às 22h.
 
Juliana Fidelis (20/01/16)
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar