WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/01/2016 - Agentes de saúde iniciam trabalho de visitas domiciliares para o combate ao aedes aegypti nesta quinta-feira

Agentes de saúde iniciam trabalho de visitas domiciliares para o combate ao aedes aegypti nesta quinta-feira
 

Capacitação reuniu mais de 200 agentes na manhã de hoje no Centro Administrativo
 A partir desta quinta-feira (14) Uberaba ganha um reforço no combate ao mosquito aedes aegypti com a inserção dos agentes de saúde no trabalho de visitas domiciliares. “Quero cumprimentar o Túlio Cury porque o governo federal acaba de copiar o nosso trabalho e as ideias boas devem ser copiadas”, disse o prefeito Paulo Piau na manhã desta terça-feira (12) durante a capacitação dos agentes realizada no anfiteatro do Centro Administrativo. Piau se referiu ao fato do município ter iniciado a integração do trabalho dos agentes de saúde e endemias em setembro de 2015. No último mês e em janeiro, o Ministério da Saúde e o governo estadual publicaram portarias e nota técnica que reforçam as ações voltadas ao controle e redução dos riscos em saúde pelas Equipes de Atenção Básica e insere os agentes nas atividades de combate a vetores. “A Secretaria de Saúde está fazendo o dever de casa muito bem”, destacou o prefeito.
Com a medida, Uberaba terá um total de 500 agentes atuando nas ações de combate ao aedes aegypti, somando os de endemias e saúde. “Este trabalho vai dobrar o número de agentes, vão ser mais multiplicadores de ações. Mas a participação da comunidade continua sendo fundamental neste processo”, alerta o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.
Nas visitas domiciliares as equipes de agentes de saúde serão acompanhadas por dois agentes de endemias e atuarão principalmente na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. “No caso de detectar algum imóvel que precisa de tratamento serão acionados os agentes de endemias”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri. De acordo com ele, normalmente 20% dos imóveis precisam de tratamento em algum depósito de água que não pode ser desfeito, como são os casos de piscinas, tanques de armazenamento, entre outros.
Na capacitação desta terça-feira os agentes de saúde receberam todas as orientações de como vai funcionar o trabalho na prática como, por exemplo, de que a atuação será no próprio bairro. As informações foram repassadas pelos diretores Ana Paula Coelho Jardim (Atenção Básica) e Antônio Carlos Barbosa (Dep. de Controle de Endemias e Zoonoses). “Eu vejo o papel de vocês como o mais importante. Todos nós fomos convocados para enfrentar esta situação que estamos acompanhando pelo Brasil todo”, afirmou Rannieri. De acordo com a orientação repassada pelo governo estadual 100% dos imóveis devem ser visitados até o dia 31 de janeiro, e este mesmo ciclo deve ser cumprido no mês de fevereiro.
 
Juliana Fidelis (12/01/16)
Comunicação SMS

www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar