WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/01/2016 - Unidades do SAMU de Uberaba atenderam mais de 10 mil ocorrências em onze meses

Integração entre as motos do SAMU e Bombeiros viabilizou cerca de 600 atendimentos neste ano
 
         Balanço da Secretaria Municipal de Saúde revela que as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Uberaba atenderam um total de 10.549 ocorrências de janeiro a novembro deste ano. “Esse número mostra a eficiência deste trabalho, que é referência em nossa cidade e presta um serviço 24h nos diversos atendimentos de urgência e emergência”, completa o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.
         O ano de 2015 ficou marcado pelo início da integração do trabalho do Corpo de Bombeiros e do SAMU, com o atendimento conjunto das motos-resgate das duas instituições. Com o objetivo de dar maior agilidade para o atendimento à vítima, as duas motos-resgate saem da sede do SAMU para o local da ocorrência. “Eles chegam mais rápido e prestam o primeiro atendimento, um auxiliando o outro, até a chegada de uma unidade. Isso diminui o tempo resposta”, disse o comandante do 8º BBM, major André Humia Casarim, quando acompanhou o primeiro dia de trabalho da integração, no dia 26 de maio. O balanço do SAMU indica que até o final de novembro, 608 ocorrências foram atendidas pelas motos-resgate. “Este trabalho traz mais eficiência ao atendimento, além de evitar duplicidade de ocorrências e proporcionar uma economia de recursos humanos e materiais”, destaca Túlio Cury.
         A coordenadora do Samu, Cristina Maria César, explica que além das ocorrências atendidas pelas Unidades de Suporte Básico, Unidade de Suporte Avançado e motos, a equipe também presta orientações por telefone feitas pelo médico regulador. De acordo com a coordenadora, em algumas situações, pelo telefone o profissional já consegue orientar o solicitante e resolver o problema. A média de atendimentos no SAMU chega a 3 mil por mês, somando os serviços prestados pelos veículos e pelo telefone.
         “Também neste ano, iniciamos algumas melhorias na sede do SAMU como, por exemplo, a pintura interna e externa do prédio que já foi concluída. Em 2016 as adequações vão continuar, e uma delas será a construção de um lavador de ambulâncias”, finaliza César.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS
www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar